Por Que a Mulher Independente Assusta os Homens?

Se você sente que assusta os homens só porque é uma mulher independente, então esse artigo pode te ajudar.

E pra começar a falar sobre isso, a gente precisa entender primeiro que existem 2 níveis de necessidades: As necessidades de nível físico e as necessidades de nível emocional.

Antigamente – e nem faz tanto tempo assim – os casais começavam um relacionamento com a preocupação de satisfazer em primeiro lugar as necessidades de nível físico, que é a segurança e sobrevivência.

As pessoas eram ensinadas de que o homem assumiria a responsabilidade de trazer o alimento pra dentro de casa e a mulher assumiria a responsabilidade de preparar o alimento.

Os homens ficavam satisfeitos pela resposta da mulher em relação ao apoio físico dele e as mulheres ficavam satisfeitas por receber apoio físico de um homem.

As mulheres inclusive, tinham até orgulho de dizer que precisavam do apoio físico de um homem, e os homens também tinham orgulho pela oportunidade de ser o apoiador físico de uma mulher.

Só que até pouco tempo atrás, tudo isso mudou. E não mudou aos poucos não, mudou de forma drástica mesmo.

Hoje, homens e mulheres se libertaram da limitação de expressar algo dentro deles que não era possível no passado, ou seja, homens não podiam expressar suas qualidades femininas e as mulheres não podiam expressar suas qualidades masculinas.

Essa mudança deu aos homens e mulheres a satisfação de ser quem eles são e amortecer o estresse interno devido à esses limites.

Porém, embora essas mudanças tenham ocorrido para uma vida melhor entre os casais e aliviar o estresse, surgiu ainda mais estresse.

A mulher hoje expressa suas qualidades masculinas de independência física, e os homens expressam suas qualidades femininas de interdependência.

Essa mudança foi ótima e muito positiva para todos, tanto a mulher quanto o homem agora podem se ajudar no aspecto físico.

Só, que isso gerou novos problemas…

A medida que as necessidades de nível físico foram sendo satisfeitas, elas foram se tornando menos prioritárias também, e aí, as necessidades de nível emocional passaram a ser prioritárias e mais importantes.

Hoje em dia você não se casa mais porque precisa do apoio físico de um homem, a menos que você queira. Mas você se casa porque precisa do apoio emocional.

E como as mulheres hoje são independentes fisicamente igual aos homens, muitas podem até achar que são do mundo dos homens por exercer mais o lado masculino do que o feminino.

Então por exemplo, hoje no trabalho a mulher é confiante, decidida, responsável, e no final ela espera ter seu trabalho apreciado e recompensado.

Agora, embora ela fique 100% satisfeita sem precisar do apoio físico do homem, ela ainda precisa de apoio emocional e liberar o estresse do trabalho.

Então por exemplo, quando um cara ainda usa de suas qualidades masculinas como se oferecer pra pagar a conta de um restaurante, não é porque a mulher seja incapaz de pagar.

Ele só quer dizer que ela não precisa ser tão confiante, decidida e responsável por tudo e por todos o tempo todo. Naquele momento ele quer dizer que ela pode expressar o lado feminino dela e relaxar porque agora ele quer cuidar de tudo.

Esse tipo de atenção satisfaz as necessidades emocionais da mulher e libera o estresse, tanto quanto o homem também fica emocionalmente satisfeito e desestressado pela resposta positiva dela à atenção dele.

O que está acontecendo hoje em dia é que as mulheres estão sobrecarregadas em expressar demais o lado masculino e os homens estão expressando demais o lado feminino.

Se a mulher passa o dia expressando suas qualidades masculinas no trabalho e no final do dia chega em casa e ainda diz que tem muito ainda o que resolver, seu parceiro pode super expressar o lado feminino e precisar mais de atenção e carinho dela.

O resultado final é que eles continuarão estressados.

O homem libera o estresse quando tem a oportunidade de expressar o lado masculino dele. A mulher libera o estresse quando tem a oportunidade de expressar o lado feminino dela.

Se isso acontecer rotineiramente, eventualmente os papéis masculinos e femininos vão trocar.

Quando um homem é mais feminino que masculino, ele perde a confiança de que pode fazer uma mulher feliz com as qualidades masculinas dele.

Da mesma forma, quando a mulher é mais masculina que feminina, ela perde a capacidade de confiar no parceiro de que ele pode fazê-la feliz.

Quando o homem é muito feminino, a mulher pode acabar usando o seu poder masculino de confiança, decisão e responsabilidade pra resolver as necessidades dele e esquece dela própria.

  • Ela fica querendo ajudar ele com a parte financeira
  • Fica dando conselhos pra fazer ele se sentir melhor
  • Quando ele alega não ter dinheiro, ela tenta convencer de que o amor é mais importante, e assim vai…

Na mente dela, ela pensa que se fizer sacrifícios pela relação, ela será recompensada assim como no trabalho, mas na realidade duas coisas acontecem:

  • Ou o cara vai ficar inseguro e talvez até não dê continuidade no relacionamento por se sentir incapaz de satisfazer as necessidades dela.
  • Ou ele vai continuar com o relacionamento, mas vai se acomodar e ficar feliz por ela cuidar tão bem dele igual a sua mãe.

Você não deve cuidar das necessidades emocionais de um homem, a menos que você primeiro se sinta emocionalmente satisfeita.

O homem fica muito mais atraído quando ele entende que pode usar seu poder de confiança, decisão e responsabilidade pra satisfazer uma mulher.

Por isso, quando a mulher tenta ajudá-lo ou convencê-lo dando conselhos, ele perde esse senso de autonomia.

Às vezes, um cara vai tentar se justificar pra não oferecer apoio porque ele realmente não entende que ainda pode oferecer.

Você pode criar oportunidades pra deixar implícito que ele consegue, como por exemplo, pedir ajuda, pedir conselho. Ou quando vocês tiverem no cinema, você pode colocar a cabeça no ombro dele.

Encoraje ele dizendo que ele consegue resolver os problemas dele, pois ele é um cara confiante, decidido, responsável, e que você confia nele.

Isso são testes que você pode fazer pra saber se esse cara está preparado pra você.

Se mesmo assim, ele ainda demonstrar ser um cara inseguro, então talvez ele não esteja preparado pra você, e talvez seja melhor terminar. Mas essa decisão, só quem pode fazer é você. Tá bom?

Bom, eu gravei uma aula onde explico melhor sobre isso nesse link. Se você ainda tem dúvidas, essa aula vai te ajudar.

Um grande abraço pra você,

e até o próximo vídeo!

1 comentário

  1. Marcela Pelli

    Olá, Emanuel, boa tarde.
    Então, há alguns anos conheci um rapaz. Hj, por motivo de tarefas e compromissos estamos mais próximos e ele é o meu líder.
    Porém, reparei que o olhar dele a meu respeito tem se alterado, parecia interessado. Comecei a ficar mais atenta e sim, ele estava. Agora não consigo mais tirá-lo da cabeça. Mas não vejo ele tomar nenhuma atitude. Me sinto insegura de tomar qualquer iniciativa. E imagino que esteja confuso porque sei que outras garotas também estão interessadas nele. Ou ainda se ele está só focado na carreira.
    Apesar de tudo isso, sinto dificuldades para me esquecer dele e vejo ele muito estagnado com relação a tudo isso. Não sei o que fazer, pois tenho dúvidas de como corresponder de forma correta e porque ele não me corresponde.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *