Como Evitar Cobranças no Relacionamento e Ficar Tranquila?

Há uma diferença entre cobrar e encorajar. No relacionamento, cobrar é quando você pede em um tom exigente aquilo que você precisa e não está recebendo.

encorajar, é quando você cria as condições e situações favoráveis para receber aquilo que você precisa.

Por exemplo, digamos que você quer sair de casa com seu parceiro, e aí você fala: “Não aguento mais ficar em casa!“. Embora isso seja um pedido, o seu parceiro vai ouvir: “Você é o responsável pela minha insatisfação e tédio de ficar em casa“.

Como os homens são movidos pelo sucesso, ele não ouve o seu pedido, mas apenas a sua atitude ressentida com ele.

É muito mais provável ele fazer algo pra você quando uma oportunidade de sucesso está clara pra ele, como por exemplo: “Me leva na praia nesse final de semana? É tão bom ficar bronzeada“.

Percebe que quando você encoraja seu parceiro, seria a mesma coisa de você dizer: “Você é um sucesso na minha vida, você não me decepciona“.

A maioria das mulheres têm dificuldades de encorajar um homem daquilo que elas precisam porque elas sentem como se o homem já deveria ter a obrigação de saber o que elas precisam sem que elas tenham que pedir.

Elas pensam: “Estou fazendo a minha parte, estou dando o meu melhor pelo relacionamento, espero que ele faça a parte dele também“.

Este erro é compreensível porque no universo feminino é exatamente assim que funciona, as mulheres pouco precisam pedir atenção e apoio para uma amiga.

É um entendimento universal entre a mulheres de que apoiar e ser apoiada é um sinal de confiança,  boa vontade e amizade.

O erro de comunicação que gera cobranças

A queixa que as mulheres têm sobre os homens é que eles são muito atenciosos no começo, mas depois se tornam desatenciosos.

Como a mente dela tá preparada a entender que deve-se apoiar para ser apoiado, então na medida que ela recebe atenção de um homem, automaticamente ela se sente no dever de devolver atenção à ele.

O problema é que os homens não são como as mulheres. Os homens são orientados por objetivos.

Depois que ele alcança um objetivo e obtém sucesso, a tendência automática dele é descansar até que ele seja solicitado outra vez.

Nesse ponto, a mulher esquece que ele é homem e que precisa solicitado, mas ao invés disso, ela dá à ele tudo aquilo que ela gostaria de receber.

Como ela continua se doando e não recebendo, ela começa a pensar que alguma coisa está errada.

Na mente subconsciente dela, parece claro que ela está dando pouco e que precisa mudar a forma como está dando.

É por isso que a maioria das mulheres que chegam até mim, e me perguntam: “Emanuel, como eu devo agir?

Geralmente as mulheres pensam que precisam dar algo para os homens para que elas possam receber.

Depois de tanto se doar e não receber, ela fica irritada e as cobranças começam. As cobranças em geral são em forma de ressentimento, como por exemplo:

  • Por que não me ligou?
  • Não é assim que um homem deve se comportar
  • Eu faço de tudo pra dar certo e você não me valoriza

Por que os homens não precisam ser encorajados no começo

No começo da relação, o homem se mostra muito interessado e atencioso porque ele realmente quer que você saiba o quanto ele se importa com você.

A partir do momento que ele entende que que você já sabe o quanto ele se importa, ele relaxa e pensa: “Acho que já dei o suficiente, se ela precisar de mim, eu vou ficar sabendo”. Isso é instintivo e automático.

No entanto, não é simplesmente assumindo que dando mais pela relação, ele vai ficar sabendo que você precisa dele, mas sim criando oportunidades encorajadoras e positivas para que ele continue se fazendo necessário pela relação.

Resumindo

Encorajar é criar oportunidades para receber. Cobrar é pedir em tom exigente o que você não está recebendo.

Quando o homem recebe um pedido em um tom exigente, ele não ouve seu pedido, mas apenas sua atitude ressentida com ele.

E a maneira certa de encorajar é pedir o que você quer de forma clara e objetiva, deixando implícito que ele terá sucesso ao te satisfazer.

Ex.: “Vamos naquele restaurante? Me lembro que a última vez que você me levou lá foi tão bom. Aquela comida estava muito gostosa.

Assista também uma aula completa onde eu falo mais sobre como encorajar um homem em cada nível da relação, desde o momento em que você conhece um novo homem, até o momento em que você é pedida em casamento.

Você pode assistir essa aula clicando aqui.

2 Comentários

  1. Maria Aparecida Rodrigues de Oliveira

    O nosso relacionamento não está nada bem e muita cobrança na parte dele sobre a minha pessoa andamos a fastado um do outro isso que eu não aguento mais eu até penso em me separar

    Responder
    1. Iara Bona

      @Maria Aparecida Rodrigues de Oliveira
      Eu também cobro bastante do meu namorado mas eu venho sempre tentando melhorar,conversa com o seu esposo e entrem num acordo,esse motivo e sério mas por outro lado pode ser resolvido com uma conversa franca,nunca desista de quem você ama mas lembre-se, o amor cura e não machuca.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *