Como Fazer Ele Me Valorizar e Correr Atrás?

Ele não me valoriza e não vem atrás de mim, o que posso fazer para que essa tendência mude?

Sempre que nos deparamos com esse tipo de questionamento, é comum ouvirmos as mesmas respostas ou orientações semelhantes que tendem a seguir uma mesma direção. Quando uma mulher está incerta sobre seu relacionamento, é comum que ela procure orientações sobre suas dificuldades amorosas.

Muitas vezes, ela pode ouvir:

  • Valorize-se, não corra atrás dele
  • Deixe ele correr atrás
  • Não responda as mensagens dele
  • Diga que não pode hoje
  • Ignore por um tempo
  • Etc

É comum recebermos conselhos diretos sobre valor e quais atitudes devemos fazer para sermos valorizados. Mas o que as pessoas desconhecem é que esse tipo de orientação pode ser interpretado pelos homens como mulheres exigentes demais ou difícil de agradar.

Homens estão subconscientemente inclinados a agradar as mulheres. No entanto, embora essas atitudes possam funcionar temporariamente, podem também fazer com que os homens percam o interesse, gerando assim, muitas vezes uma grande confusão na cabeça das mulheres.

O conceito de valor é algo muito diferente e muito mais amigável do que isso. A maioria das pessoas pensam que homens adoram fazer jogos nos relacionamentos e desaparecem para tentar mostrar o valor deles, e que no entanto, as mulheres precisam pisar para que eles as valorizem. Mas a realidade é outra. Existem diversos motivos que fazem um homem se afastar, e um deles é que um homem tem a necessidade instintiva de se afastar para encontrar a confiança necessária para voltar a agradar sua parceira mais uma vez e com mais intensidade do que antes.

O que as mulheres fazem quando um homem não vem atrás delas

Quando uma mulher não entende o comportamento instintivo dos homens de se afastar, ela pensa que o relacionamento pode estar indo na direção errada. E por não saber o que fazer, ela tem a tendência de se sentir obrigada a se doar pelo relacionamento mais do que o apropriado. Essa é na verdade uma atitude que impede de um homem sentir a confiança necessária para voltar a agradar uma mulher com mais intensidade do que antes.

Isso acontece porque as mulheres, diferentemente dos homens, não tem um comportamento instintivo de se afastar e depois voltar como eles. Para uma mulher, proximidade sempre é melhor. Mas os homens interpretam isso como carência e que não são bom o bastante para agradá-la. Por isso perdem o interesse.

Como mencionei antes, os homens são inclinados a agradar uma mulher, no entanto, ela só precisa dá a ele a oportunidade para que ele corra atrás dela, mas de uma forma que funciona.

Quando uma mulher não entende os homens, ela se sente obrigada a se doar mais pelo relacionamento porque ela pensa que assim vai fazê-lo se doar mais também. Porém, o contrário acontece.

Nas fases iniciais da relação, é fácil observarmos como as mulheres agem corretamente e entendem que a dinâmica para aumentar a atração é deixar que os homens mostrem que podem ser bem sucedidos em conquistá-las. Isso acontece porque é uma reação automática. Do mesmo jeito que é automático para um homem sentir a confiança necessária de que pode conquistá-la. No entanto, em uma fase posterior os papéis se invertem e a mulher muda para tentar agradá-lo, enquanto que ele se desliga, comemora a vitória e descansa – o que acaba com a dinâmica da atração – por exemplo:

  • Deixar que ele escolha um filme do agrado dele, e não dela
  • Cancelar os planos dela para tentar suprir os dele
  • Assumir o papel dele e oferecer apoio
  • Ajudar (demais) ele com problemas financeiros
  • Etc

Por mais pequeno que seja as atitudes de uma mulher em se sentir obrigada a fazer tudo pelo seu parceiro, é certo que a longo prazo o relacionamento se esfriará e seu parceiro tenderá a perder a confiança necessária para que possa ser bem sucedido em fazer sua parceira feliz.

Por que a mulher tem a tendência de se doar mais pelo relacionamento

No universo feminino, as mulheres aprenderam que uma pessoa é considerada de confiança quando ela está disposta a prestar apoio sem esperar receber. No entanto, quando uma mulher apoia outra, ela sabe que vai receber apoio quando precisar. Isso é quase como uma lei no universo feminino.

Porém, quando uma mulher dá muito em um relacionamento com um homem, significa claramente que ela não está recebendo o que precisa em troca. E então, a tendência dela é de, ou fazer sacrifícios ou adiar suas necessidades.

Quando ela se lembra que não está recebendo o que precisa, ela pede tudo de uma vez em um tom exigente. E mesmo que um homem esteja inclinado a agradar e fazer os pedidos de uma mulher, nesse momento ele não escuta os pedidos dela, mas sim, a atitude ressentida que ela está enviando para ele. É por isso que ele não quer agradá-la. Ele enxerga os pedidos dela como um julgamento injusto.

Mutas vezes, ao invés de um homem ficar e discutir sobre as necessidades dela, ele se afasta e argumenta que o problema é com ele.

O que é realmente necessário para fazer um homem valorizar e correr atrás de uma mulher

Simples e reto ao ponto. Uma mulher precisa apenas ser receptiva e responsiva.

Receptividade é o ato de agradecer e se sentir lisonjeada com uma atitude. Esse é um grande poder que as mulheres têm nas mãos sobre os homens, mas que infelizmente na grande maioria das vezes, apenas as mulheres bem casadas sabem disso.

Você deve estar pensando: Mas Emanuel, eu sou receptiva, pois faço tudo por ele e ele nunca faz nada por mim.

Tem certeza que isso é receptividade? Se você pensa que isso é receptividade então você não conhece o universo masculino. Você está na verdade agradando, diferente de receptividade, isso faz eles perderem o interesse e a confiança necessária de fazê-la feliz.

Ser receptiva é receber com positividade o que um homem tem a oferecer. Se um homem ajuda a carregar uma caixa pesada e a mulher fala: “Obrigada pela gentileza!”. Isso é ser receptiva, ponto. Você agradeceu e recebeu com positividade o que ele fez. E esse é o segredo para fazer qualquer homem correr atrás de uma mulher.

É claro que existem diferentes maneiras de enxergar a receptividade e responsividade, como por exemplo, fazer pedidos a ele de maneira positiva antecipando a gentileza quando ela o fizer.

Resumidamente é o ato de ser positiva e se sentir respeitada. Em meu treinamento completo, eu mostro como usar esse poder receptivo em todas as fases do relacionamento, desde a atração inicial até o noivado. Você pode conhecê-lo clicando aqui.

Resumindo

Quando uma mulher entende que o verdadeiro conceito de valor e que realmente faz com que um homem corra atrás dela é a simplicidade do equilíbrio entre dar e receber com receptividade, então finalmente ela tem as respostas certas para suas perguntas.

Em meu treinamento completo você ganhará a habilidade necessária para fazer seu parceiro te valorizar de uma maneira muito mais fácil, e sem precisar criar tensão no relacionamento para conseguir isso. Quando você aplicar esse conhecimento em sua vida, verá que sabia muito mais do que imaginava!

Clique aqui para conhecer meu treinamento.

55 Comentários

  1. Luciana Gomes

    Não sei o que fazer…ontem estava tudo bem,ele me queria,eu era o amor da vida dele, o completava,era a mulher que ele sempre quis! Hoje ele pediu um tempo disse que está confuso e que não sabe se está me fazendo bem..o que devo fazer?

    Responder

    1. Isso acontece porqur a mulher se entregou totalmente muito cedo. Mesmo que ele seja maravilhoso com você, é importante ter o cuidado para não se entregar por completo com a ilusão de que ele já é sua alma gêmea e se comportar como se estivessem namorando ou casados.

      Dê um passo para trás e volte a ser como era no começo antes de vocês se conhecerem.

      Responder
      1. Marilene de Mello

        Verdade ,meu marido atual foi meu namorado na adolescência agora nós casamos eu sei que mim.ama Ms eu sou muito impulsa cobro muito acho que estou fazendo errado

        Responder
  2. Michele

    Boa tarde!
    Muito legal seu artigo. Muito complicado explicar tudo por aqui, mas vou tentar resumir. Eu já conhecia essa pessoa de vista. Um certo dia ele puxou conversa comigo e eu já meio que tinha uma vontade de conhece-lo mais nunca dei entender. Marcamos no mesmo dia, mas ele estava intencionado em já rolar algo a mais e tal, mas eu não quis fui bem firme, mais num tom de brincadeira falei falei algumas coisa par não fechar as portas totalmente fechada. Enfim logo depois ele se relacionou com outra pessoa e não nos falamos mais, ele terminou acho que ficaram só 6 meses. Ai, já fazia algum tempo que havia terminado com meu ex o qual fiquei muitos anos e tals. Eu não tinha ficado com mais ninguém, mas desde que eu conheci essa pessoa fiquei intrigada com ele e tals e embora ele tenha demonstrado nada demais eu dei uma provocada e acabamos ficando de novo mais dessa vez rolou. Como fazia pouco tempo que ele tinha terminado o relacionamento não falamos mais em se ver, ele falou uma vez só e eu agi naturalmente, porque fiz de caso pensado e não queria cobrar nada. Mas acabou que depois de um tempo ele me chamou pra jantar fomos e foi legal não rolou nada, depois disso ele me chamou para sair com ele e eu recusei pois era tarde e estaria todos os amigos, me chamou de novo em uma outra situação e eu recusei, mas sempre deixando as portas abertas. Como já tinha recusado duas vezes, chamei ele em uma outra situação e fomos jantar, foi legal porém fiz questão de pagar a conta pois eu tinha convidado, vi que causou um desconforto, mas expliquei que essas coisas pra mim era natural e que da próxima ele pagava. Mas nesse dia ele estava muito cansado e fez um esforço de ir e tals, ele me causa um desconforto as vezes, mais ao mesmo tempo um interesse. Falei sobre o desconforto que ele me causava e tals, e ele falou que tbm sentia pois ele não estava acostumado com mulher tão de independente e inteligente no dia a dia que assusta um pouco, acabou que ele me assustou com as palavras dele rs. Mas enfim ele me levou em casa e acabou rolando de novo foi legal embora ambos estavam cansado. Depois ele falou que em breve colocaria nosso papo em dia por mensagem. E ficou nisso, puxei assunto com ele depois mais não falamos nada demais. Ele ficou postando umas historinhas no instagran sobre uma musica que diz: Vai namorar comigo sim e se reclamar vai casar tbm, logo em seguida q visualizei ele apagou, eu não disse nada. Na outra semana ele posta a mesma frase só que assim. E se reclamar… ai eu comentei falando que ele estava inspirado, ai ele riu e repetiu (e se reclamar …) Me custou acreditar que era pra mim, achei q era pra outra pessoa, achei que tava brincando comigo. Só falei que eu gostava de ser exclusividade, a unica amiga exclusiva que ele postando esse tipo de coisa eu iria achar que era pra outra amiga, mas falei tudo num tom de brincadeira kk ele falou que eu era a unica e que nunca. Beleza fiquei injuriada rs fui viajar sozinha, não falei a respeito não postei muitas fotos só algumas historinhas no instagram. Mas ele não me chamou não falou nada, Dias depois ele sabe minha paixão por cachorros, postou um cachorro e disse que queria de presente ai eu comentei alguma coisa e começamos a conversar, ai ele perguntou sobre a viajem, eu disse q fui sozinha, ele me veio com uma pergunta assim : Nenhum Crush? ai eu disse q não e que ele tava me confundindo que as coisas não é bagunçado assim. Achei que passei uma impressão que eu não sou . Na vdd depois que terminei ele foi o primeiro homem o qual me relacionei. Agora tá uma coisa meio estranha, mais eu sinto q há algo entre nós que os dois estão confusos. Não sei o que fazer pela primeira vez, pois não quero me jogar aos pés, mas tenho interesse. E não quero passar a impressão que talvez tenha passado de uma mulher muito independente e que se relaciona a hora que quer. Independente eu sou, mas sou muito pé no chão, e ele foi uma escolha, não quer dizer que saio com qualquer um. Como faz ? Não sei o que ele ta pensado, estou confusa tbm.

    Responder

    1. Olá Michele. Independencia é bom, mas cuidado para não negar a parte de precisar de um homem. Os homens sempre estão dispostos a satisfazer as necessidades da mulher. Tenha independência, mas tb mostre receptividade caso ele faça alguma coisa para mostrar que se importa. Homens adoram ser especialistas em tudo. Quando uma mulher é receptiva, ela aumenta a parte dela de se sentir atraída e atraente. Só não confunda ser receptiva com demonstração de sentimentos cedo demais. Pois pode parecer carência, ao invés de receptiva.

      Responder
      1. Michele

        Obrigado! Entendo…
        Desculpa os pontos e virgulas e erros de ortografia.
        Escrevi rápido estava no trabalho!

        Responder
  3. Lara

    Pq alguns homem oscila entre quente e frio? Em determinado momento está mais romântico e em outro fica mais direto? Como lidar?

    Responder
    1. gabriel de lima

      Oi,tava olhando os comentários e ja que ninguém te respondeu, resolvi fazê-lo.
      Ver só, se um Homem tenta ser romântico, e sentiu que a mulher gostou, retribuiu, ele vai continuar sendo romântico, mas se não deu efeito, com certeza nao vai mais fazêlo.
      (isso digo por mim, pelo que eu faria)

      Responder

      1. Olha engraçado vc dizer isso pois sempre agi assim com meus namorados, sou bonita legal, adoro sexo , agradeço e valorizo mas só levo fora. Todos os meus namorados terminam o namoro. Por isso ficamos desiludidas. Vejo muitas mulheres chatas e frias com namorados mega apaixonados por elas.. realmente não entendo…

        Responder

    2. Tecnicamente falando, isso acontece por causa da testosterona, mas também devido a oxitocina em um ritmo hormonal. Quando um homem está se sentindo confiante e sabe o que ele quer, sua testosterona vai se acumulando. Isso acontece por exemplo, quando ele te deseja, vai atrás de você e quer ficar com você. Quanto mais ele vai ficando confiante com você, mais a testosterona dele aumenta.

      O problema é que na medida que ele vai ficando mais próximo de você, um outro hormônio começa a ser produzido, a oxitocina. A oxitocina é o hormônio de conexão. Mas infelizmente, a oxitocina diminui a testosterona. No entanto, a queda da testosterona pode fazer com que um homem perca a confiança e duvide tudo na vida.

      Isso explica o porquê de antes ele poderia estar louco de desejo por você e depois dizer: “Não sei o que eu quero agora”.

      Então metade do ritmo natural em um relacionamento o homem age indo e voltando. Ele se aproximará e então começará a se afastar até que ele se sinta bem consigo mesmo e então se aproximará novamente.

      Se ele se afasta e a mulher vai atrás dele, então ele nunca recebe o espaço que ele precisa para sentir falta dela. Depois de se afastar por algum tempo, um homem muitas vezes começará a sentir falta de sua mulher e a desejá-la novamente.

      Algumas vezes, algumas mulheres se convencem de que é errado entrar em contato primeiro, e quem falar primeiro perde. O problema é que enquanto elas estão determinadas a não ceder, ao mesmo tempo estão aguardando uma ligação, olhando as redes sociais, whatsapp com um nó na garganta. esperado por algum sinal de vida.

      Se ela vive nessa situação, é fácil ela cobrar mais e se frustrar em silêncio. Porém, quando ela tem a mente positiva e sabe que é questão de tempo para ele voltar, é mais fácil ela ter atitudes receptiva e positiva para dar continuidade aos avanços dele quando voltar.

      Responder
      1. Lari

        Nossa, é exatamente isso! Fico olhando whatsapp,vejo ele online sem falar comigo. Namoramos a 2 anos e meio e sinto que cada vez menos ele faz coisas pra me agradar, quanto eu sempre faço tudo por ele.. Engraçado que eu estou no quinto ano de Psicologia, entendo da mente humana, mas na questão do meu relacionamento não consigo sair do lugar. kkkk eu sou super receptiva e positiva, mas a questão da insegurança me mata, sempre que estamos bem e ele “foge” eu me sinto insegura e acabo estragando esse espaço.

        Responder
  4. Elaine

    Emanuel como puxar uma conversa e o que falar depois de algum tempo sem se ver, o que fazer pra um homem entender que ela quer encontrá-lo, sem que a mulher pareça carente?

    Responder

    1. Olá Elaine, você pode falar com ele sobre algo fora da relação. Pode pedir ajuda com alguma coisa. Pode pedir ajuda com alguma informação ou algo que ele já fez e que pode te ajudar. Homens adoram se sentir especialistas, por isso quando sente que pode ser bem sucedido com uma mulher, a atração dele por ela aumenta.

      Depois de ele ajudar, é só reconhecer a ajuda. Pronto. É o ponto de partida para ele continuar a conversa.
      Bom, eu falo mais sobre isso na minha aula, você pode assistir clicando aqui.

      Responder

  5. Olá ele começou a me desprezar e disse para esquecer lo agora não estou nem dando bola pra ele faz uma semana será que estou agindo certo

    Responder
  6. Lala

    Tivemos um passeio romântico, pois ele queria passar mais tempo juntos. Porém nesse passeio tiramos um momento p descanso e ele ficou de Papinho no e e eu não gostei. Infelizmente n disfarcei minha insatisfação e ele não gostou. Brigamos no dia seguinte e ele ignorou minhas mensagens respondendo depois seco que é cisma minha que está tudo bem. O pior que somos ficantes, ainda não assumimos nosso relacionamento. Como agir?

    Responder

    1. Olá Lala. Livre-o da pressão. Apenas seja objetiva com ele. Diga que vocês realmente não tem nada um com outro e que você não tem que exigir nada dele. Isso faz você libertá-lo a agir por vontade própria, e livre de demandas. Se ele receber muita insatisfação sua no começo, você diminui a atração.

      Responder
  7. Flaviane

    Boa tarde!
    Namorei um cara 16 anos mais velho que eu por 6 anos, tenho 41 e durante esse tempo era tudo tranquilo, havia os problemas mas nada tão grave, quando foi coisa de 1 anos atras ele terminou comigo dizendo que não estava feliz , que não queria mais namorar comigo, que queria ter o direito de escolha etc e tal eu sempre perguntei o que era esse direito de escolha que ele tanto dizia querer, mas nunca entendi porque nem ele mesmo acho que sabe, costumava falar que eu não era o problema e sim o problema era ele, chorei, sofri e ainda sofro como louca volta e meia mando msgs, ligo peço pra ve-lo, pra voltar, ai ele reclama fala desse tal direito de escolha diz que tenho que respeitar a vontade dele de nao querer, diz ele que posso ser o melhor pra vida dele mas que só isso não basta, enfim, não sei mais o que fazer pra parar de sofrer, pra parar de ir atras de alguem que me ignora, embora ache que ele goste de mim, gostaria muito de que voltassemos ao nosso namoro conforme eramos, tem algo que possa fazer, um jeito que eu possa mudar meu comportamento que o faça ir aos poucos trazendo ele novamente pra mim? Não aguento mais chorar de saudade.

    Responder

    1. Olá Flaviane. Quando um homem diz que a culpa é dele, geralmente é porque ele se sente pressionado no relacionamento. E então se sente culpado por ser o responsável por eventualmente magoá-la e prefere terminar. Esse é um momento para você procurar seus amigos e familiares para lhe acolher. Um tempo para trabalhar e refletir sobre o que você estava recebendo e não o que poderia obter. Dê um tempo para vocês e não o procure, e trabalhe seu emocional para só depois pensar se ele realmente é digno de seu amor.

      Responder

  8. Artigo perfeito! Mas por que quando fico um pouco mais carinhosas ou mando mensagens mais bonitinhas pro meu namorado sinto que ele dá uma recuada?? Ele é apaixonado e já se declarou pra mim. E brinca que eu não me declaro. Porém qdo dou uma romantizada sinto ele meio folgado. Porque isso acontece?nunca devemos nos declarar ao namorado?? Abraça vc é ótimo!

    Responder

    1. Oi Carolina! Que bom que gostou!
      A realidade é que muitas vezes as mulheres confundem ser receptiva com fazer tudo pelo parceiro. Dependendo em qual fase está seu relacionamento, agrados podem funcionar ou não. Mesmo que ele goste de ouvir que você o ama, essa não é primordialmente uma atitude que vai deixá-lo atraído. Essa é na verdade uma atitude primordialmente que as mulheres gostam de ouvir para ficarem atraídas, e não eles. Mais tarde, quando você SABE e estiverem perto de noivar, é que você pode demonstrar atitudes carinhosas como essas.

      Grande abraço!

      Responder

      1. Entendi!Obrigada. Bem então agora pra corrigir é ficar mais na minha e sem melosidades continuando receptiva estou certa? Mto obrigada por responder

        Responder
        1. Vitória

          Entendo que, se tiver vontade de falar, deve falar. Mas sem ficar na expectativa de uma resposta recíproca. Pode ser que ele tenha sentimentos por você, mas não se sente à vontade para retribuir na mesma hora que você se declara, entende? A nossa carência acaba atrapalhando a gente de entender que os homens tem seus momentos para fazerem as coisas. Eles têm menos urgência do que nós ou às vezes demonstram de outras formas. Um beijo.

          Responder
  9. Rita

    Olá Emanuel,
    Sou casada e tenho um amigo também casado. Nunca fizemos nada de errado, porém trocamos “gracejos” de vez em qdo e sempre por msg. Nos falamos muito, e a conversa sempre vai para um lado mais complicado. Da última vez, apesar de já saber, falei pra ele assumir que me quer e pronto, ele relutou e não falou. Acho que acabei “diminuindo” o ego por afirmar que ele só gosta de ficar falando que “pega” mulheres, e não fica de fato e ele se afastou. Da última vez eu me afastei pq estava confundindo um pouco nossa relação e depois de um tempo ele voltou. Nós nunca ficaremos juntos, mas o que mais me intriga nessa história toda (mais de um ano) é do porque ele tem esse interesse? Elogia, dá indiretinhas que quer e não toma uma atitude, sabe? Tudo bem, entendo que somos casados, mas afinal o que rola mais profundamente? Conversinhas apenas para se auto-afirmar? Puro ego?

    Responder

  10. Olá Emanuel td bem? Gosto muito dos seus posts e tenho seu e-book já. Gostaria de saber o que posso fazer pra fazer meu namorado me pedir em casamento. Existe alguma atitude da mulher que acelere esse processo? Temos um ano de namoro . A mulher pode tocar no assunto? Eu gostaria que ele sentisse essa vontade e me pedisse mas que partisse dele! O que fazer pra ele querer dar esse passo? Agradeço aguardo estou ansiosa abrcs

    Responder

    1. Olá minha querida Caty! Existe no ebook uma parte onde eu falo exatamente disso. Na parte onde eu falo como lidar com as fases e quando o homem insiste em permanecer na intimidade. Faça o download novamente do ebook atualizado na hotmart, tá bom?

      Um beijo,
      Emanuel

      Responder

  11. Olá Emanuel reli o ebook é realmente me ajudou muito. Porém a dúvida é como identificar em que fase está o meu namoro.. senti essa dificuldade. Não sei se estamos na fase de exclusividade ou já no início de intimidade. Meu namorado fala de amor mas só me diz te adoro, ainda não disse eu te amo. Mas por outro lado já faz coisas mais íntimas como passar o domingo na minha casa com minha família, passear com minha filha..e tal. Achei difícil identificar a fase exata para saber ao certo como agir. Tem alguns exemplos de como o homem se comporta na fase 3 e fase 4? Desculpe a longa pergunta. Grata

    Responder

  12. Oi Emanuel preciso mto da sua ajuda não sei o que fazer.. passei um fds ótimo com meu namorado ele super carinhoso atencioso, temos um ano juntos. Mas depois que voltou pra sua cidade está distante, Não está mandando nada carinhoso poucas mensagens dizendo que está mto corrido com trabalho e provas. Eu não cobrei nada nem pressione mas estou agoniada. Ficou 4 dias sem contato e ontem me escreveu ” Oi amor estou numa correria, esse fds tenho provas. Bjs” apenas isso então respondi um Oi!! Tudo bem e vc . Nossa, eu imagino mesmo então Boa sorte nas provas. Não fui melosa tbm vc acha que fiz certo. Porque ele está agindo assim sendo que se dizia apaixonado. É normal?? Como o respondo a partir de agora? Vc pode me ajudar?

    Responder
  13. Rosyane

    Preciso de uma ajuda urgente… um conselho… eu estou tentando de tudo…
    Meu namorado esta doente psicologicamente, estamos juntos já á 2 anos e meio, nunca ouvi traições, nunca ouve mentiras… Mas ele é encanado demais, tem um ciúme doentio, duvida de tudo que falo e faço.. isso esta me matando dia após dia… Ele procurou ajuda psicológica, e esta gostando, mas sei lá percebo que os pensamentos negativos estão sendo maiores que a vontade de se curar sabe…
    Tudo ele duvida de mim, parece que tem uma força maior que fica fazendo ele enxergar coisas que não existem.
    Sofremos nós dois, pois nos amamos mas essa falta de confiança dele esta nos destruindo… estamos nos ofendendo muito, brigamos a todo instante… e sempre sem motivos,
    Tudo coisas que a imaginação dele cria e ele insiste que são verdade… ele destorce tdo.. se acontece de um jeito ele enxerga de outro… me faz sofrer demais…. ele cria situação que nunca existiram da maneira como que ele fala. Ele critica e implica com tudo o que eu faço e falo, já a meses que não sou mais eu… tenho que viver a vida dele, sofro com medo de tudo… ele quer controlar tudo em mim… meu jeito de me vestir, de conversar, meus gostos,… tudo tudo tudo… falo pra ele que pra dar certo com ele eu teria que ser cega surda e muda…
    Ele implica com tudo… fica nervoso na cidade que eu moro pelo fato deu ter ex namorados la, ele tbem tem ex na cidade dele e eu não falo nada… e esses namoro que tive foram a mais de quatro anos atras…coisas que nao tem nada haver… mas ele cria e quer que exista.
    Ele enxerga coisas que não existem, fala que olho onde eu não to olhando…. fala coisas absurdas e quer que eu assumi sem eu estar olhando… ele implica ate com os cômodos que fico dentro da minha casa,
    Pois na cabeça dele ele pensa que se eu estiver em algum lugar sozinha, estarei fazendo coisas erradas… ele fala a todo momento que nao passo seguranças e ele nao confia em mim…. sempre me diz que tenho comportamentos de solteirona… tem ciumes de tudo… implica ate deu sair com a minha mae… to desesperada, todos meus amigos e familiares dizem que nao mereço e que tenho que sair fora dele… ele ofende muito sabe e acredita estar certo… a psicologa disse que o ciumes dele ja virou uma patologia… e que tenho que me afastar…. amo ele, mas ele me deixa abaixo de zero… fala que nao ligo pra ele, joga a responsabilidade do mundo em mim… me doi tanto,.. mas tanto… me ajuda por favor….

    Responder

    1. Olá Rosyane. Sim, ele precisa trabalhar mais nele. Se ele continuar assim, você perderá o amor e interesse por ele. O problema está realmente nele, e não em você, pelo que vejo, você está sendo uma mulher segura e confiante. Ele realmente precisa trabalhar em si mesmo.

      Responder
      1. Rosyane

        Obrigada Emanuel, mas ele nao aceita isso… ele afirma o tempo todo que os meus comportamentos que estao acabando com o nosso namoro, que nao passo confiança a ele, mas nada é real, ele cria inumeras situações para me culpar, mas sempre consigo me defender, pois ele cria e nunca é a realidade. Ele esta me ofendendo muito, só choro, é horrivel vc ser julgada de tdo sem dever… esta doendo muito estou muito humilhada. Vc acha melhor eu terminar de uma vez por todas, ao inves de se permitir ser tao humilhada sem dever? ele precisa de tratamento urgente… e esta me afundandando num buraco sem eu dever… 🙁

        Responder

        1. Tente conversar com ele sobre o que você está sentindo de forma pacífica. É preciso ser bem delicada nesses casos, ele pode não querer entender os seus sentimentos e pensar apenas em si próprio. Ele precisa de ajuda. Se um homem se mostra muito sensível emocional demais em um relacionamento, é fácil a mulher perder o interesse pq ele impede que ela entre em contato com os próprios sentimentos dela pra cuidar dos sentimentos dele. Atração para uma mulher é se sentir primeiramente plenamente realizada para so depois cuidar dos sentimentos do homem.

          Responder
  14. Lara

    Oie tudo bem?
    Estou com uma pessoa vai fazer seis meses, antes eu era ciúmes e vivia em função dele. Agora mudei minha postura, comecei a cuidar da minha vida é a sair com as amigas. Ele fica com ciúmes e em outras palavras me proíbe de sair. Eu tive uma conversa com ele sobre compromisso já que quer cobrar de mim como se eu fosse dele. Ele n disse sim e também não disse não. Devo me afastar? Pq eu até diminui as demonstrações de carinho depois destas atitudes.

    Responder

  15. Estava indo td ótimo meu namorado estava super atencioso e carinhoso comigo. De repente após passarmos momentos maiores juntos ele mudou Muito, está estranho e se afastou. Ficou 1 mês estranho, e então eu cometi o erro de falar com ele sobre isso e disse que estava gostando muito dele mas que de um tempo pra ca notei que o relacionamento não estava progredindo e então seria melhor nos afastarmos. Ele disse que não, disse que sente amor e que quer ficar comigo sim. Mas fiz besteira e sinto que o pressionei e ele continua igual. O que faço agora Emanuel? Será que tem salvação? Aguardo sua resposta

    Responder

    1. Olá Amiga. Esse é um dos motivos que me fez criar uma aula gratuita para ajudar as mulheres que estão nesse processo onde tudo foi maravilhoso no começo e de repente esfriou. Você pode assistir a aula clicando aqui. Tá bom?

      Um abraço,
      Emanuel

      Responder

      1. Obrigada! Eu assisti e adorei, mas no meu caso especificamente tem algo que eu possa dizer a ele pra tirar essa pressão que posso ter criado nele sem me rebaixar?

        Responder
  16. Margô

    Oi Emanuel , comprei o livro e tenho seguido direitinho todas suas dicas e é incrível como realmente tudo faz sentido , meu namorado começou a agir da forma esperada , o seu livro realmente abriu os meus olhos em relações a mente masculina e comecei a perceber mais de mim também , agora sou mais controlada , não ajo emocionalmente , consigo lidar com as situações de outra forma pois não me stresso mais com o rumo que a minha relação está tomando mas gostaria de um conselho , pois sinto que preciso decidir agora se continuo com ele ou não ! Tenho um namoro recente , estava muito apaixonada pois no princípio foi intenso demais , ele era mais que um príncipe ,estávamos tão envolvidos que meu namorado pediu que fosse morar com ele em um outro país porque ele será transferido no trabalho , eu fiquei louca de emoção quase não dormi , pois não esperava que ele tomasse aquela atitude tão rápido ,mas por ser recente , ele era muito bom pra mim mas até certo ponto eu me sentia meio insegura pois ele é muito ciumento, inseguro e quase instável ,e nós sermos de mundos( cultura , país , religião ,status financeiro , académico , ) completamente diferentes pedi um tempo pra pensar ,apesar das nossas diferenças nos damos super bem , temos muito em comum , pois nossos objectivos não são divergentes até certo ponto , mas eu teria de largar tudo e não seria fácil adaptar -me profissionalmente falando em outro país “Estávamos” os dois muito apaixonados e viajávamos para nos ver praticamente todas semanas , eu ficava mais na cidade dele pois era mais fácil para mim do que para ele pois o meu trabalho é flexível quanto a isso , ele viaja muito por causa do trabalho e nas últimas semanas não nos vimos pois ele estava pulando de país em país é só voltou a cidade dele há 5 dias atrás , estava tudo bem , nossos planos pra quando ele voltasse estavam todos traçados mas do nada ele adiou na primeira semana , na segunda pediu – me um tempo , disse que a vida dele é complicada demais e precisava pensar eu disse que estava tudo bem e que quando ele estivesse pronto eu estaria ali para ouvi-lo , mesmo tendo pedido um tempo ele mandava mensagens (não tão carinhoso como antes ),até ligava no FaceTime pois ele é meio controlador e quer sempre ver onde e com quem estou , ele é sempre mais emotivo presencialmente e em chamadas telefónicas do que quando manda mensagens , eu aprendi a lidar melhor com o jeito dele de ser pois ele sempre me deu muita segurança em relação aos sentimentos dele por mim , fazia até serenata ( no nosso estilo música ) em público , ele tinha orgulho de mim , era tudo que eu sempre desejei. Mas voltando à questão do tempo , ele mantém contacto mas agora muito distante , quase frio , não me chama mais de amor nem de algo parecido , agora ele disse que me ama e perguntou se eu estaria disposta a ficar com ele ou não e eu respondi que sim , mas ele continua distante e eu não sei se ainda sinto o mesmo por ele , e apesar do meu controle emocional eu não quero esperar pois não sei mais se ele voltará a ser o que era antes , eu sinto que devo desistir mas nao sei se estaria me precipitando , preciso de um conselho profissional , por favor me ajuda Emanuel

    Responder

    1. Olá minha amiga Margô, peço perdão pela demora em responder, é realmente muitos emails e comentários, acabo não conseguindo ler e responder todos. Já li seus comentários e vou tentar responder aqui, tá bom?.

      Bom, você diz que é difícil o seu namoro devido a distância, e que ele é um pouco instável nessa questão de deslocamento. Eu compreendo sua angústia. Mas realmente a distância muitas vezes pode se tornar um fator impeditivo. Mesmo que vocês se gostem muito, é difícil manter um amor duradouro sem o contato físico. Embora a química física não seja sustentável por si só, ela é necessária para sustentar o verdadeiro amor duradouro juntamente com as outras 3 químicas que eu falo no livro. “Mental, emocional e espiritual”. É realmente um fator delicado vocês dois, pois sei que é difícil para você largar tudo por ele. Como você tem dúvida, então a melhor resposta é seguir seu coração e não largar tudo por algo que você tem dúvida. Se seu coração sabe que ele é o ideal e único para você e que não tem dúvidas, então espere. Se não, siga em frente. Afinal, muitas vezes nós pensamos que conhecemos as pessoas mas na verdade só vamos conhecer quando nos deparar com a capacidade tanto nossa quanto de nosso parceiro em lidar com problemas. E os verdadeiros problemas aparecem quando estamos vivendo debaixo do mesmo teto, ou seja, morando juntos. Se seu coração diz que merece mais, então siga seu coração. Muitas vezes estamos prontos para seguir nosso coração mas não conseguimos devido a fatores externos que impedem de nos tomar decisões. E essa é realmente uma decisão muito delicada e a única pessoa que pode decidir é você mesma. Espero que possa ter te ajudado tá?

      Um grande beijo,
      Emanuel

      Responder
  17. Marcléia

    Oi Emanuel, amei seu artigo, olha estou em um relacionamento a sete anos e no começo meu parceiro tinha muitos conflitos emocionais com a família então era muito carente e eu amava dar toda atenção do mundo pra ele ser seu porto seguro e a pessoa com quem ele contava nos momentos de crise, eu pensava que assim ele faria comigo eu também precisava que ele fosse meu porto seguro,mas depois de dar tudo de mim ainda não vejo ele se doar como eu e tentar me compreender nos meus momentos de fraqueza em que mais preciso dele ele não está lá. Eu chorava muito por isso e mudei bastante porque ele parecia ficar irritado com meu choro, mas não estou mais aguentando ser tão paciente compreensiva e amiga e não poder contar com ele nos meus momentos de crise. Ultimamente ando tendo crises de choro por que ele me magoa com seu jeito seco e grosso. Ele diz que me ama, mas porque então ele não demonstra esse sentimento abertamente como eu fiz e faço sempre? As atitudes dele são travadas e sempre voltamos ao mesmo ponto, em momento qualquer ele diz uma grosseria e se eu retruco pedindo mais cuidado ele logo se irrita e abriga ta armada. Não sei mais o que fazer. queria que ele fosse mais amável e compreensivo comigo. Sinto que estou chegando no meu limite, não aguento mais ser tratada assim. Por favor me dá um bom conselho, nos casamos a dois anos, temos uma filha de três, e não quero ver meu casamento acabar assim. 😦

    Responder
  18. cris rosa

    oi Emanuel,adorei seu rtigo e sua pagina, estou comum cara a pouco tempo, ele estava doido p eu ir p cidade dele , conhecer otrabalho, amigos, e a família dele, mas depoisque eu vim embora achei ele mudado,pouco receptivo. fala comigo mmas não tao meladinho.o que devo fazer , devo me ausentar e deixar .porque se eu grudar e como vc falou ne les fogem, eu disse a ele que nem sempre todos iriam gostar de mim como ele,e perebi a mae dele ciumenta . dormimos uma nite e de manha vim embora.ele tem 50 anos separado e esta com a mae por enquanto.eu sou mais nova solteia ele é separado de um casamento super difícil.aguardo sua resposta muito obrigada . pagina maravilhosa e que explica muito bem e sem rodeios.

    Responder

    1. Olá querida Cris. Se ele teve algum relacionamento difícil é provável que ele não esteja totalmente aberto, mas é difícil te dizer com precisão. Mas eu criei uma aula gratuita pra te ajudar com isso.

      Você pode assistir a aula clicando aqui, tá bom?

      Grande abraço,
      Emanuel

      Responder
  19. cris rosa

    oi Emanuel , então continuando ele já veio umas 5 veses na minha cidade . super animado, eu acho que deve ter saído algum comentário de mal gosto , seilá e ele ficou umpouco frio, ele me ligou e me enviou mensagem, mas meio distante .o que faço nesse caso. aguardo sua resposta .

    Responder
  20. Iza

    Amei seu artigo, Emanuel! Mto obrigada por escrever e compartilhar!!Me da até vontade de chorar…vc jamais vai saber como ajudou meu casamento. Me ajudou demais descobrir que é simples!😊 Tenho 32 e marido 34.Somos casados há 12anos e temos 2 filhos (7 e 2anos). Nossa rotina é punk administrando casa, financas, criancas e, não sobra tempo para fazermos quase nada juntos. Ele foi promovido no trabalho e começou a viajar bastante. Eu, sempre exausta por cobrir as ausências dele em casa, fazendo td sozinha com 2 crianças na cola, reunioes em escola, supermercado, trabalho, crianca doente… Cheguei a pensar que minha sanidade estava me deixando. Em um momento pensei que se nos separassemos ele ficaria com os meninos no final de semana e entao eu conseguiria alguns momentos de descanso. Me sentia mal por precisar de distanciamento da minha casa e dos meus filhos. Eu sentia que estava me doando mais e cobrando dele tudo de volta com juros. Nosso relacionamento ficou bem complicado. Nos nos amamos, mas a convivência diante de tantos contratempos acabou nos distanciando. Me sentia sozinha e cheguei a ficar sem esperança. Me sentia incapaz de ter uma familia. Me culpava por querer alguns momentos de descanso. Fiquei irreconhecível. Diagnosticada com depressão e descontrole de ansiedade, sentimentos de culpa, inutilidade, desesperança em relação a mim mesma. Eu vivia tensa e preocupada pq nada poderia dar errado já que ele não estava ali para me ajudar. Entao, Ele entrou de férias depois de 2 anos e pude colocar essas 5 atitudes em ação: sorrir, olhar (dar atencao), ser receptiva (receber o que ele quiser oferecer), estar entusiasmada e reconhecimento por coisas pequenas (como guardar a louca, levantar para olhar se as portas estavam trancadas). Deixei as emoções cruas e as entrelinhas, regadas rios de lágrimas e descontentamento, de lado. Foi como mágica! Não tenho como agradecer por compartilhar essas pérolas. Em 1 semana que ele esteve de férias eu pude colocar em ação o que vc ensina, recuperamos nosso relacionamento. E o mais engraçado é que qdo está td bem, nos mulheres, espontaneamente, sem esforço, somos assim: entusiasmadas, receptivas, valorizamos te, sorridentes e etc! Somos leves! Vi com mta clareza qual estava sendo meu erro e a pressao que eu acabava acrescentando em uma situação/fase que já é bastante difícil e trabalhosa, por natureza no nosso casamento. Mto obrigada Emanuel! Talvez vc nunca saiba o abismo que vc me tirou! Obrigada! Escrevo aqui para que vc continue ajudando relacionamentos de sucesso que passam por turbulências. Bjao!

    Responder

    1. Perfeito Iza. Uma das melhores coisas do mundo pra mim é ler esse tipo de comentário. Fico muito feliz mesmo que você conseguiu dar o seu passo ao sucesso na sua relação.

      Que continue assim!
      Muito sucesso pra você!
      Grande beijo!
      Emanuel

      Responder
  21. Florzinha

    Olá Emanuel. Primeira vez que visito seu site e gostei bastante.
    Estou com um duvida tremenda, terminei um relacionamento de 8 anos e logo em seguida comecei a ficar com um cara,elw falava cmg todo dia no Whatsapp mesmo quando nao tinhamos assunto, elw dava um jeito de chamar a atenção. Toda semana que chamava pra sair e era super carinhoso pessoalmente. Porém, ja faz 9 meses que estamos nesse chove nao molha e ele nunca tocou em assunto nenhum de relacionamento e nem eu. Nesse ultimo mês ele deu uma afastada e dicou 10 dias sem falar cmg no whats e quando me via no serviço so dava um oi seco ( isso sempre fizemos para nao dar na cara). Puxei assunto com ele e ele me tratou normal, chamei ele pra sair na vespera de natal e ele inventou varias desculpas . Enfim, apenas falei que toda vez que eu chamo ele inventa desculpas e ele falou que mentira, pois so ele me chamava. Nao estou entendendo essa atitude. Ate pq estavamos ficando ha 9 meses e do nada o cara some. Vc acha que ele perdeu o interesse? Arrumou outra?

    Responder

    1. Olá minha querida. Que bom que gostou do meu site 🙂

      Se você já leu meu conteúdo, verá que é comum um homem se afastar, alguns mais, outros menos. Você se queixa que ele está menos atencioso e carinhoso, mas você está também sendo apreciativa pelo que ele faz por você? Carinho e atenção são algumas das necessidades primordiais das mulheres. Da mesma forma, para os homens, admiração e apreciação são algumas das necessidades primordiais dos homens. Se você quiser amor (carinho, atenção e preocupação), então tem que dar amor pra ele também (admiração e apreciação). Quando um homem está em um relacionamento de muito tempo e começa a ficar frio, então pode ser porque ele esteja recebendo mais cobranças pelo que ele tem que fazer do que apreciação pelo que ele já fez. É um mundo muito gigante para explicar aqui, por isso criei uma aula gratuita para você.

      Você pode assistí-la clicando aqui, tá bom?
      Sucesso!

      Responder
  22. Lara

    Oi Emanuel! Preciso de ajuda. Sinto que desde a última vez que eu e meu namorado terminamos tudo mudou, ele não sente mais saudade, não sente mais necessidade de mim, não sente mais vontade nenhuma de vir me ver, sempre que menciono a palavra ”terminar” ele simplesmente não se importa, sendo que antes ele costumava me dizer que não iria mais me perder, que iria fazer de tudo por mim e etc. Hoje ele simplesmente recusou vir na minha casa, disse que não queria vir, sendo que já faz um mês que ele não vem e antes vinha mais de uma vez na semana! eu estou muito chateada, por favor, me ajude…

    Responder

  23. Ola preciso muito da sua ajuda de verdade..Eu estava namorando, meu namorado mora longe da minha cidade mas eu estava tendo paciencia e estavamos indo bem. Ele era um principe e eu fiquei apaixonada por ele, sentia que era reciproco. Um dia, depois da intimidade, converdando ele perguntou o que eu estava sentindo no meu coracao e entao fui ingenua e disse que estava gostando muito dele. Bastou isso pra que ele comecasse a mudar comigo. Tornou- se frio e distante, eu tentei me controlar, juro que tentei, mas no fds que seria meu aniversario ele nao veio me ver, inventou uma desculpa. Ficou 6 dias sem falar comigo e qdo veio me ver nem presente me trouxe. Neste dia nao aguentei e conversei com ele sobre sua mudanca e entao ele virou o jogo dizendo que era eu que nao o procurava.. depois disso so foi se distanciandi cada vez mais ate que sumiu por 12 dias e entao terminou o relacionamento dizendo que eztavamos tomando tempo um do outro.Estou desesperada pois ele é o amor da minha vida. Eu apenas aceitei a decisao dele, disse que tbm tinha duvidas e que era melhor nos separarnos e fiquei na minha , mas ja faz 4 meses do termino .. o que aconteceu? Devo procura-lo? Queria muito qie me orientasse sobre o que fazer…

    Responder
  24. Katy

    Namoro a 2 anos e meses , e meu namorado me pediu um tempo pq disse que ele não tinha certeza que me ama como eu merecia ser amada. Ele disse que ele gosta muito de mim , que eu sou uma pessoa perfeita , mas que ele está muito confuso com os sentimentos dele , ele disse que tem medo de estar acomodado na relação , e que ele não é a favor de um relacionamento acomodado. Ele disse que está sendo bem difícil pra ele , pq ele fica com vontade de me ligar , de me encontrar, mas ele não pode fazer isso pra não deixá-lo mais confuso. Ele disse que quer esse tempo pra saber se realmente eu sou o amor da vida dele , pq cmg ele não vai conseguir diferenciar se é amor ou se ele está acomodado m.
    Mas eu estou com medo desse tempo, tenho medo dele esquecer de mim, do meu sentimento por ele esfriar. O que eu faço !??

    Responder
  25. Brenda

    Eu estava afim dele e mandei a real pra ele , pois ele disse q me via só como amiga divertida, aí tudo bem né eu só queria saber pra não perder meu tempo , aí todo dia nos conversava, ficava zuando aí eu pedir ele uma indicação de filme na netflix ele falo q não sabia pq nem netflix ele tem aí depois eu fui no netflix e apareceu um filme sobre esporte q ele pratica, aí eu falei olha o q achei parece ser legal vou assistir pra ver,no outro dia ele chegou em me e falou e aquele filme vc assistiu vc nem gosta desse tipo de filme e eu falei q gostava e pq tem teterminaçao e etc até q ele falo vc só assistiu pra puchar assunto cmg eu disse q não q tempo livre eu tinha e nada pra fazer intao eu iria assistir pq gosto desses filmes de garra e determinação só q ele fico se achando e não sei o q fazer

    Responder

  26. Ola Emanoel…bom me champ josy…namoro a 3 anos e albums meses,eh tudo maravilhoso sabe?mais de vez enquanto surge uma briga. E meio que as vezes sinto ele diferente sei la,distante,as vezes bisco entender vou la converso com ele,mais sempre saio por errada e acabamos disccutindo ele para de responder as mesagens …trata com ignorancia,ambos somos ciumentos e tento manter o relacionamento como sempre foi..mais as vezes torna impossivel por que ele nunca entende meu lado,eu queria q ela corresse mais atras de mim por que fico igual Louca atras…me ajudar???

    Responder

    1. Olá Josivania, entendo seu caso. Sei que é difícil para você. Mas para que você entenda e resolva sua situação, é preciso primeiro entender como funciona o ciclo do relacionamento masculino.

      Os homens são como elásticos, eles esticam e voltam em uma ritmo frequente. Usamos essa analogia para esclarecer que mesmo um homem apaixonado e amoroso, tenderá a se afastar e voltar como um elástico que estica e volta.

      É difícil para uma mulher entender que o homem de vez em quando irá se afastar porque uma mulher nunca se afasta sem motivo. Se a mulher percebe que o homem está se afastando, automaticamente o instinto natural dela é tentar puxá-lo de volta.

      Um elástico nunca vai esticar por completo se você não deixar. E os homens funcionam da mesma maneira.

      Os homens se afastam porque o nível de testosterona em seu corpo está muito baixo. Quando eles se afastam, a testosterona aumenta e ele volta muito amoroso outra vez desde a ultima vez que se afastou.

      No entanto, o problema é que como a mulher não entende que o homem tem o direito de seguir seus instintos hormonais, ela tenta impedir que ele se afaste.

      A mulher nunca deve falar sobre seus problemas enquanto o homem está se afastando, se ela faz isso, é natural que ele queira se afastar ainda mais. É como se ela estivesse tentando puxá-lo de volta.

      Toda mulher precisa entender que o ciclo do homem deve ser respeitado.

      Quando o elástico dele esticar por completo, ele voltará. Esse então é o momento certo para você compartilhar seus sentimentos e problemas sobre o relacionamento, ele estará muito mais aberto a receber seus sentimentos negativos e ao invés de se afastar, tentará resolvê-los. É como a TPM da mulher, todo homem também deve respeitar esse ciclo.

      No entanto, se o ciclo hormonal do homem nunca é respeitado, a tendência é que aos poucos ele vá se desligando do relacionamento e que ele crie um hábito de se tornar defensivo para você. Então aí começa um novo problema.

      As mulheres geralmente sentem que algo está errado quando um homem fica distante afastado porque as mulheres geralmente só se afastam se realmente existir um problema, por isso ela fica indo atrás dele para tentar resgatá-lo de volta à intimidade.

      É importante respeitar o ciclo e principalmente, não estar rejeitando ele quando ele voltar e ficar aberto à intimidade novamente. Tente esclarecer seus sentimentos de forma que faça ele entendê-los ao invés de deixar ele ciente que é o culpado por tudo. Vamos entender que homens e mulheres tem sua parte da responsabilidade dentro da relação.

      Se eu fosse ter que dar algum conselho a ele, diria que não levasse para o lado pessoal quando a mulher se sentir triste com ele e com o relacionamento quando o ciclo do elástico fosse concluído. É inevitável a mulher não se ressentir depois desse período.

      Responder

  27. Oi Emanuel boi tarde meu querido estou lendo seus postes e levantei até
    A minha alta estima um pouco estou gostando do rapaz da minha igreja e tudo p mim começou dele cm os olhares dês de final de maio q estamos trocando olhares mais ele mora longe e vem n igreja só final de semana a igreja é do tio dele sou muito tímida e morro do medo de fora a gente mal da a paz do senhor mais d nada tava àquela química tão boa. Ele fez até um favor p mim trouxe salgados d nível de meu filho mas d nada esfriou cmg percebi q a prima dele está sempre n pé senta Semp ao lado dele até porque os dois faz parte d louvor mas ela é se vergonha j ficou até cm o outro primo dela filho de pastor ela e casada mas o irmão viaja muito p conta d trabalho… percebi que semana passada o marido dela tava chateado triste q estavam brigados o q faço agora me ajudar fechei a cara p ele e me afastei d ódio e ciúmes raiva por ele n respeita a obra de Deus me ajude virar esse jogo….

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *