Como Desprezar Um Homem | Cuidado!

Desprezar um homem ou dar um gelo para fazer ele correr atrás é um tipo de “estratégia” que eu vejo bastante por aí, e até bem recebida, ainda mais para pessoas que estão em situações frágeis.

O pior é que até mesmo alguns homens dizem que o certo é pisar que eles gostam.

Eu também gravei um vídeo explicando como essa “teoria” funciona nos relacionamentos:

Olha só, você desprezaria aguar uma flor? Você acha que sem água essa flor iria durar?

É impressionante como as relações atuais estão tão orientadas para o alívio temporário, e não para uma solução permanente.

Essa necessidade de alívio dificilmente acaba com a exaustividade negativa da relação. O mais provável é o relacionamento terminar devido à uma série de ressentimentos.

E se a pessoa termina com ressentimento, a primeira coisa que ela vai fazer é ir atrás de outro relacionamento apenas para preencher o vazio.

Vamos ter em mente que o desprezo é uma estratégia destrutiva para um relacionamento de longo prazo.

Você realmente acha que vai viver uma vida feliz assim? Você não acha que está mudando sua personalidade só por causa de um cara?

Veja bem, para que possamos ter uma relação feliz e duradoura, precisamos nutri-la com positividade da mesma forma que uma flor precisa ser nutrida de água para não morrer.

Por isso eu quero aqui acabar de vez com essas falsas verdades que só nos levam à frustração e realmente ir na raiz do problema para resolvê-lo.

Entendendo as diferenças

Todos nós, seres humanos viemos ao mundo com uma necessidade natural de viver em sociedade, de viver em grupo.

Com o passar do tempo, em um determinado estágio de nossas vidas, mais precisamente quando começamos a entender o que é masculino e feminino, surgem novas necessidades que nos definem homem e mulher.

Devido à um ritmo hormonal diferente, essas necessidades acabam por ser diferentes também, por isso somos motivados a nos relacionar com o sexo oposto.

Ou seja, uma mulher busca satisfazer suas necessidades com um homem assim como um homem busca satisfazer suas necessidades com uma mulher.

Até aí tudo bem….

Mas a grande confusão começa quando essas diferentes necessidades entram em conflito.

Eles até sentem que tem possuem novas necessidades, mas não sabem que são diferentes, e então acabam sendo mal interpretados.

O homem trata a mulher da mesma forma como ele gostaria de ser tratado.

A mulher dá ao homem as mesmas coisas que ela iria adorar receber dele.

Vamos à um exemplo para ficar mais claro.

Digamos que você namora um cara que faz tudo por você, ele abre a porta do carro, é carinhoso, te ajuda em trabalhos domésticos chatos, como: colocar o lixo para fora, lavar a louça, etc…

Você se sente tão grata emocionalmente pelo que ele faz por você que nada mais justo que devolver sua satisfação emocional à ele, não é verdade?

Você o ajuda com problemas financeiros, dá conselhos, é carinhosa e atenciosa.

Só que na medida que o relacionamento vai passando, alguma coisa dentro de você começa a dizer que seu parceiro está negligenciando atenção e carinho.

A princípio essa negligencia não te faz tão mal assim porque você sabe que é temporário e vai melhorar.

Só que não melhora, na verdade começa a te dar uma dose de pensamentos duvidosos sobre a relação.

Devido à isso, você entra em um padrão de desconfiança e começa a fazer perguntas ao seu parceiro sobre os sentimentos dele por você ou sobre o relacionamento.

Ele simplesmente diz que não há nada de errado e que está tudo normal para ele. No máximo diz que está com alguns problemas pessoais.

Enquanto o tempo passa, sua desconfiança só aumenta e você se lembra que está fazendo tudo sozinha. A sua frustração acaba vindo à tona e deixa ele ciente do quanto ele está errado.

Você começa a compará-lo com o quanto ele está negligente com você em relação ao passado, não é mais carinhoso nem atencioso.

O pior de tudo é que mesmo depois de um grande desabafo, ao invés de ele te ouvir, ele simplesmente entra na defensiva e rebate invalidando seus sentimentos naquele momento.

Depois de tanta martelada na mesma prego, ele se afasta e se torna um cara indiferente.

Você até se pergunta o que pode ter feito de errado, afinal você estava dando o seu melhor para o relacionamento e agora ele simplesmente não te valoriza mais.

Vamos parar um pouco essa história triste – que infelizmente é muito comum – e abordar o que está havendo.

Veja bem…

Lembra que eu disse que homens e mulheres tem necessidades iniciais básicas diferentes?

Então, se você dá a ele a mesma coisa que iria adorar receber, estará contribuindo para que ele se acomode e deixe de se preocupar com a relação.

Deixa eu explicar…

Embora você ache a coisa mais justa do mundo dar carinho, atenção, amor e tudo mais à ele, não é.

Sabe por que? Porque os homens não entendem por instinto aquela máxima que diz “é dando que se recebe”.

Quando um homem é muito agradado, instintivamente ele se acomoda e se torna passivamente interessado.

Ele pensa: “Ela parece bem satisfeita, acho que eu já dei o suficiente, é muito bom o que ela faz por mim. O que mais ela pode fazer por mim?”.

Embora ele goste de receber atenção e carinho, não é a melhor opção. Porque diferente das mulheres que se sentem instintivamente obrigadas a devolver o que recebe, os homens sentem satisfação pessoal por estar recebendo.

Eles têm uma filosofia que diz: “Não faça nada que não precise ser feito. Poupe o máximo de energia e só gaste quando realmente for necessário”.

Já ficam confusas porque elas pensam diferente, porque quando tudo está indo bem elas pensam: “O que eu posso fazer para tornar as coisas ainda melhores?”

Enquanto que a mulher se sente na obrigação de tornar o relacionamento melhor, o homem sente que o relacionamento já está bom do jeito que está.

Os homens são orientados para o trabalho. É como o salário que ele recebe todo final de mês.

Ele vai adorar continuar recebendo o salário todo mês mesmo que não precise fazer nada ou faça o mínimo de esforço.

Mas se o chefe reconhece o trabalho dele, então ele é motivado a o dar seu melhor.

Na realidade, a satisfação dele não é propriamente o salário, mas o reconhecimento de seu chefe de que ele é o melhor no que faz, por isso é motivado a ser o melhor.

E observando de uma outra perspectiva, se ele só recebe desaforo e confronto do chefe, seu pensamento é: “Esse trabalho não serve para mim, vou procurar outro melhor…”.

Mesmo que ele esteja recebendo salário, ele vai desistir do emprego.

Então, se você prestou bem atenção, vai perceber que existem 2 desmotivações aqui:

  1. Ele não tem motivação para trabalhar se não for solicitado, mas vai adorar receber seu salário;
  2. Ele não tem motivação para dar seu melhor se é exigido com desaforo

Com relacionamentos funciona de forma semelhante, no primeiro caso, ele não tem motivação para dar atenção e carinho se você não demandá-lo, mas vai adorar receber carinho e atenção.

Enquanto você estiver dando atenção e carinho, um acúmulo de ressentimento de negligencia pode explodir dentro de você fazendo pedir tudo o que não recebeu de uma vez em um tom exigente, que é o segundo caso.

Da mesma forma que não é o salário que motiva o homem em dar o seu melhor, não é carinho e atenção que motiva o homem a dar seu melhor.

Os homens são motivados pelo sucesso. Admiração, aceitação e confiança são sinais de sucesso.

Quando você recebe algo de um homem e apenas aprecia dizendo “obrigada por fazer isso por mim”, você automaticamente já está satisfazendo a necessidade básica que ele precisa para continuar avançando positivamente.

Mas ainda não é suficiente, você precisa pedir o que você quer.

No começo, os homens parecem mais conquistadores e se importam mais porque de certa foma é como se ele ainda estivesse fazendo a entrevista de emprego.

Na entrevista ele demonstra sua capacidade de que pode ser bem sucedido para a função, mas depois que consegue a vaga, só vai trabalhar se for solicitado.

Seus pedidos devem ser objetivos e diretos ao ponto ao invés de exigentes e ressentidos.

Ex.:

  • Você pega as crianças na escola por mim?
  • Você retira o lixo para mim?
  • Você me leva à praia esse fim de semana?

Se ele ainda está mal acostumado, é provável que a princípio ele negue e resmungue um pouco. Uma dose de paciência deverá ser levado em conta, afinal é preciso desconstruir toda a confusão que se acumulou.

A ilusão do desprezo

Vimos que quando você dá ao homem o que você gostaria de receber, está contribuindo para que ele se acomode e deixe de oferecer o que você quer.

Porém, se você resolve puni-lo retirando repentinamente todos esses benefícios, você vai criar novos problemas.

A punição é outra forma de desaprovação. Qualquer tipo de desaprovação faz o homem perder o interesse.

Existe alguma ilusão de algumas pessoas que isso funciona porque de certa forma seu parceiro vem atrás, mas não para dar mais pela relação, e sim para saber o que aconteceu para ela resolver puni-lo.

Essa falsa sensação é muitas vezes levada com o relacionamento inteiro e as pessoas acreditam estar felizes, mas na verdade estão apenas com rivalidade um com o outro de quem dá menos pela relação.

Difícil acreditar que isso realmente funciona, não é?

Certamente, um relacionamento assim ficará ou superficial ou terminará em breve com ressentimento.

O que fazer então?

Converse com ele!

Tá, eu sei que você perguntou, “mas como?”.

Existe uma forma correta de falar seus sentimentos negativos para um homem sem parecer como crítica destrutiva ou desaprovação.

A forma correta de falar de um sentimento negativo sem parecer ser crítica é reconhecer os esforços de seu parceiro em primeiro lugar.

Ex.:

Fulano, você é realmente um cara diferenciado, quando você me apoia me deixa muito segura, é realmente disso que eu preciso, mas tem uma coisa que está me deixando muito magoada nos últimos dias…..

Entendeu?

Isso funciona porque os homens querem ser vistos como uma solução na vida de uma mulher, e não como um problema.

Quando seus esforços é reconhecido antes de falar do problema, ele vai estar aberto a ouvir seus sentimentos negativos.

Se por acaso ele continuar rude e desinteressado, então é um sinal de que ele não é a pessoa ideal para você. Agora sim você “DESPREZA”.

Você já colocou as cartas na mesa, agora se afaste. Dessa forma ele vai pensar melhor para um possível recomeço. Ou então ele irá terminar o relacionamento honestamente.

Não se preocupe se ele terminar,

Tá bom?

Sei que pode parecer difícil de entender, mas eu criei uma aula gratuita para você com os passos certos para essa conversa.

Você pode assistir clicando aqui.

Comentários finais

É claro que se os homens também soubessem das necessidades iniciais básicas das mulheres tanto quanto as mulheres as deles, relacionamento seria uma fonte de alegria e não uma fonte de frustração e constrangimento.

Mesmo que um homem não tenha consciência das necessidades básicas das mulheres, fica muito mais fácil você reconhecer um homem como a pessoa certa ou até mesmo reconhecer como a pessoa errada e terminar o relacionamento com positividade.

Quando você termina uma relação com positividade, as chances são de que você tem muito mais sucesso de encontrar a pessoa certa em um novo relacionamento.

E lembre-se, entenda a essência do problema antes de seguir dicas superficiais, tá bom?

Eu preparei um passo a passo para te ajudar a reconhecer a pessoa certa seguindo seu coração.

Não deixe de assistir essa aula clicando aqui

Um grande beijo do seu amigo Emanuel ;*

6 Comentários


  1. Emanuel quando voce diz pra nao agradar os homens o que seria? Tipo o que nos fazemos que é considerado agrado eu nunca sei. Pois pra nos mulheres é uma coisa tao espontanea agradar que eu nem sei como me policiar a isso rs. O que nao devemos fazer por ex?

    Responder

    1. Olá Catarina, tudo bem?

      Quando você imagina o seguinte: “O que eu gostaria de receber dele?” Então esse é o sinal de que você irá dar a ele a mesma coisa que você gostaria de receber, ou seja está preparando o terreno para agradá-lo.

      Ao invés de pensar assim, pense o seguinte: “Gostei do que ele fez, o que será mais que ele pode fazer por mim?”. Dessa forma a única coisa que você irá fazer é apreciar o que ele fez e não fazer mais nada além disso. Assim você está dando o que ele realmente quer, e não o que você pensa que ele quer, que é o primeiro caso.

      Tá bom?

      Responder

      1. Acho q entendi, mas tenho a impressao que isso deixa as coisas muito frias e ficarei muito indiferente e sem aconchego. Tipo ele me manda um bom dia por mensagem, nao posso responder tbm com bom dia ou bom trabalho! Por exemplo?? Esse tipo de resposta ja é considerado agrado?? Obrigada

        Responder
        1. Dani

          Olá , permita- me uma opinião :
          O problema , é que a gente fica tão feliz com um simples ” bom dia” que já queremos retribuir , desejando toda paz, prosperidade e felicidades a uma pessoa que disse apenas “Bom dia”!!!!! Esse querer agradar e retribuir qualquer
          Gentileza dele, é que é o problema.
          Pq não responder apenas ” bom dia”?
          Leia o texto novamente, leia várias vezes, essa dica do Emanuel é preciosa e nos precisamos ler até entender.

          Responder

          1. Dani, obrigado pela colaboração, linda!

            Só complementando….

            Catarina… linda, a questão é não dar a impressão de que as suas falas com ele, de alguma forma demonstre apego ou necessidade dele.

            Vai existir o momento certo pra você agradar um homem, não se sinta como se você tivesse que “mudar”. A questão é que no começo de um relacionamento, o papel do homem deve ser ativo e a mulher receptiva.

            Só depois da intimidade, a mulher não precisa mais ser tão positiva e receptiva. Ela vai poder ser ela mesma.

            Nesse ponto da relação, o casal já consegue sentir o amor verdadeiro. Por isso, ele já conhece a sua essência positiva e não precisa temer da sua “não-receptividade” nessa altura da relação.

            Ninguém é perfeito, todos nós temos nosso lado positivo e o lado menos positivo. Mas se demonstramos nosso lado positivo primeiro, estamos dando a oportunidade de conhecer a pessoa melhor e no futuro entender se essa pessoa é ou não certa para nós.


          2. Entendi obrigada! Mas como saber qual é esse momento onde já se alcançou a intimidade que vc fala?? Eu tenho seu e-book mas nao consegui entender como percebemos q estamos nessa fase de intimidade? Os homens enganam a gente Emanuel 😣

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *