Como Vencer a Insegurança no Relacionamento

Eu sei o quanto é difícil e frustrante ficar na ansiedade por medo de perder alguém que amamos e tentar fazer alguma coisa para mudar isso.

Ainda mais quando tudo parecia ter ido muito bem. Ele prometendo um mundo de amor, ligando e mandando mensagens todos os dias, sem falar nas vezes que ele falou o quanto você era especial.

Mas aí que de repente o cara se afasta e parece fazer de conta que você nem existe. Tudo parece não fazer nenhum sentido.

Você fica se perguntando o que pode ter acontecido para um cara que parecia tão interessado e carinhoso de repente mudar de comportamento e se afastar sem nenhum motivo. Parece que o mundo começa a girar na direção contrária e você exige explicações.

Até que você toma uma atitude e manda uma mensagem para ele de bom dia, boa tarde ou boa noite, tenta extrair alguma coisa dele, mas parece que nada funciona. Você fica tão chateada que pergunta o que está havendo, e para piorar ele diz que está tudo certo e alega que só está com alguns problemas.

Ok. Você tenta compreender e volta a ficar na espera. Mas essa espera parece durar uma eternidade. O cara continua distante, indiferente e nada de falar ou ligar para você mais uma vez.

É tão chato que você começa a se sentir frustrada com tudo isso e acaba bombardeando ele com sua indignação. Afinal, você não merece ser tratada como uma desconhecida depois de ter sido tratada como uma princesa.

É justo, certo? Claro que sim! Mas e então, o que está havendo com esse cara? Se ele parecia tão interessado, por que agora está me tratando com essa indiferença toda?

Não se preocupe, você vai entender por que isso acontece e o que fazer para se libertar dessa insegurança que só te atrapalha e te faz agir de forma desesperada.

A temida fase de incerteza

Talvez você não saiba, mas e se eu te dissesse que a incerteza é parte natural de qualquer relacionamento? Pois é, em minha aula gratuita – que você pode assistir clicando aqui -, eu falo que a incerteza é a parte onde estamos testando se alguém é merecedor de nosso futuro amor ou não.

O problema é que quando não sabemos disso, também não sabemos como lidar com ela.

Os homens quando se sentem incertos tendem a se perguntar se ainda querem continuar com o relacionamento, enquanto que as mulheres tendem a se perguntar o que está acontecendo com o relacionamento.

O homem pensa que se ele está incerto, significa que uma pessoa não é certa para ele. Já as mulheres quando se sentem incertas, normalmente tendem a lidar com a incerteza de forma insegura e desesperada tentando entender o que está acontecendo.

É um desafio muito grande para os dois, mas o pior pode ser para uma mulher porque quando ela quer mais do relacionamento, na insegurança ela tende a se doar demais até ficar frustrada pela falta de retorno.

Se uma mulher não tiver o cuidado de vivenciar a incerteza da maneira certa, ela pode achar que tem o “dedo podre” por só namorar com homens errados.

Na incerteza, ao invés de transmitir uma sensação como se ainda estivesse testando se um determinado parceiro é ou não realmente digno de seu amor, ela erroneamente pode assumir que já encontrou sua alma gêmea e se entrega inteiramente.

Para encontrar o carinho, amor e atenção que precisa, ela começa a fazer por ele, coisas que ela iria adorar se ele fizesse por ela. E então começa a agradá-lo como:

  • Pede para ele escolher o filme que seja do agrado dele
  • Chama ele para sair
  • Tenta dar conselhos para fazer ele se sentir melhor
  • Se preocupa com ele e esquece de si própria
  • Procura vê-lo e tenta sugerir os encontros
  • Etc

Ela começa a achar que se agradá-lo e fizer mais por ele, ele vai retribuir.

É interessante como isso acontece. A maioria das mulheres começam um relacionamento utilizando a incerteza da maneira certa. Elas esperam que seus parceiros faça algo que possa impressioná-las e que desperte interesse nelas.

Quando um homem consegue impressionar uma mulher por algo que ele fez ou disse, ela imediatamente fica maravilhada e começa a ter pensamentos positivos sobre este homem. Algumas até rejeitam o cara, mas depois de várias insistências elas percebem o quanto eles podem fazê-las feliz.

E para que uma mulher se sinta maravilhada não é preciso muita coisa. Pode ser pelo modo tímido que um homem fala, a maneira romântica que ele conversa, a maneira desajeitada que ele segura um bebê, a forma atenciosa que ele se preocupa com ela, a forma descontraída que ele brinca com ela etc.

No começo ela recebe e aprecia lisonjeadamente tudo o que ele tem para oferecer e continua receptiva aos avanços dele. Qualquer atitude romântica de um homem pode automaticamente fazer uma mulher se sentir especial.

Mas ela tem um desafio enorme aqui. Ela deve ter o cuidado para não se deixar levar demais por isso e acabar deixando de vivenciar a fase de incerteza e pular para uma próxima fase muito cedo.

Se ela não tiver esse cuidado, uma grande mudança pode acontecer. Ao invés de continuar nessa “fase de testes” e receptiva ao que ele tem a oferecer, ela pode assumir erroneamente que ele já é merecedor de seu amor e depositar todas as suas expectativas sobre ele.

Uma vez depositada expectativas sobre ele, ela começa a ter pensamentos do tipo:

“Ele é tão maravilhoso, o que eu posso fazer para ser digno desse amor? Como posso retribuir o que ele faz por mim? Não posso deixar esse homem ir embora. Preciso manter ele atraído por mim”.

Esse tipo de pensamento faz a mulher agir, imediatamente faz ela sentir vontade de devolver todos os agrados que ele já fez por ela, inclusive com favores sexuais.

Mas ela não sabe que está sabotando a dinâmica da atração. Ao invés de continuar receptiva e deixar que ele continue oferecendo, ela muda para tentar oferecer.

Embora o casal já estejam algum tempo juntos, ela precisa ter o cuidado para não avançar para a próxima fase do relacionamento e deixar seu parceiro em uma fase anterior à dela.

Se isso acontecer, ela pode começar a se lembrar que está fazendo tudo pela relação sozinha e que merece mais. Se ela não receber, ela vai se frustrar e deixar seu parceiro ciente do quanto está chateada.

Sem um entendimento certo de como caminhar na fase de incerteza da forma certa, é fácil a mulher se deixar levar pelos pequenos agrados iniciais de um homem e imaginar que já está em um “relacionamento sério” com ele.

Se ela estiver em uma fase superior à dele,  é muito fácil ela se frustrar e culpá-lo por se sentir infeliz.

Vamos entender que, se seu parceiro estiver em uma fase anterior à sua, dificilmente ele estará aberto à receber suas insatisfações e frustrações.

É claro que toda mulher precisa desabafar e falar sobre seus descontentamentos da relação, mas se você deixar ele ciente disso antes mesmo que ele esteja aberto, ele vai sentir que você é uma mulher difícil de agradar e vai perder o interesse.

O assunto é extenso e cheio de detalhes para entender o que fazer e como fazer. Por isso eu criei um aula gratuita onde explico melhor quais os cuidados que você precisa ter e como reverter um cenário em que já se instalou a negatividade dentro da relação.

Você pode assistir à aula clicando aqui.

O que fazer quando a insegurança já se instalou na relação

Se você está insegura, significa que pode ter avançado uma ou mais fases da relação primeiro que ele.

Antes do casamento, existem basicamente 5 fases. Que na ordem eu chamo de:

  1. Aproximação
  2. Incerteza
  3. Namoro
  4. Intimidade
  5. Noivado

Muitas vezes, quando uma mulher pula da incerteza para o namoro, por exemplo, pode acontecer de ela se comportar como se já estivesse namorando enquanto que seu parceiro continua se comportando em uma fase anterior à dela, a incerteza.

Isso explica a frustração que as mulheres têm quando fazem de tudo pela relação e observam seus parceiros se afastarem “sem motivo”. Você não percebe, mas você se sente comprometida, mas ele ainda não.

É importante ter em mente que quando um homem está na fase de incerteza, ainda é possível ele ir atrás de outras mulheres.

Por isso, eu preciso que você resista à enorme tentação de querer fazer mais por ele do que ele está disposto a fazer por você.

Nesse momento você precisa contar com o apoio de suas amigas, diminuir as expectativas e continuar aberta aos avanços dele.

Seguindo cada fase do relacionamento lado a lado com ele, você estará dando a oportunidade para si mesma de se sentir realizada no futuro.

Se vocês já estão juntos há um bom tempo e sua relação já está em um nível de negatividade muito grande, significa que você está em uma fase muito além da dele. Para tentar mudar esse cenário, volte uma fase. Se continuar ruim, volte outra fase.

Para voltar uma fase, você deve chegar para ele de forma positiva, e libertá-lo das obrigações. Depois se afaste.

Se você fizer isso várias vezes, estará deixando ele livre para tomar uma decisão do que o coração dele deseja. Isso acontece porque os homens querem ser uma solução na vida de uma mulher, e não um problema.

Se você libertá-lo da forma certa, você estará dando a você e à ele a oportunidade de se reconectarem novamente como no inicio da relação.

O sucesso na relação é determinado pela maneira que você responde à cada uma das fases. E cada uma delas têm seus diferentes desafios.

Se você está na fase de aproximação e responde adequadamente à fase em que está, então estará aumentando as chances de ambos caminharem juntos por cada uma das fases até o noivado.

Eu criei uma aula gratuita onde explico melhor sobre isso. Você pode assisti-la clicando aqui.

Sei que é tudo muito estranho e novo para você, mas quando você entender como funciona esse processo, verá que sabia muito mais do que imaginava e nunca mais precisará se sentir insegura no relacionamento.

Depois me conte dos seus resultados!

Um grande abraço e sucesso!

Emanuel

Coloque seu e-mail e assista aula gratuita.

Emanuel Melo

Emanuel tem 32 anos. Dedica parte do seu tempo em ajudar as mulheres inseguras do Brasil e do Mundo que sempre desejaram ter a real a felicidade à dois mas que nunca conseguem. Mesmo que já saibam tudo sobre o que os homens pensam. Pois entender é fácil, aplicar é difícil.

Website: http://descomplicandooshomens.com

3 Comentários

  1. Angelica

    Oi Emanuel,
    Tudo bem?
    Estou em uma relação que não muda de fase há 6 meses. Comecei a ficar um pouco mal humorada e ele afastou, estou na minha, respeitei o espaço dele. Lendo esse texto vou deixar o mau humor de lado e quando ele resolver aparecer (isso se aparecer de novo) vou trata-lo normalmente mesmo chateada…
    Agradeço muito pelos textos que me ajudam muito!

  2. Olá aconteceu isso no meu namoro e estava indo bem aí ele ficou estranho demais e esse jeito me magoou. Falei com ele acabei cobrando um pouco mas não muito e então após um tempo ele pediu um tempo. Eu concordei com ele é disse que td bem que ele estava certo e que eu não tinha mais tanta certeza do que sentia e queria de nos e agradeci ele pelos bons momentos e estamos sem falar ha 20 dias. Será que fiz certo ? Será que ele vai voltar pra mim? Gostei muito do artigo

  3. Ola..me chamo josiane e estou sem chao nesse histórico. Que existe na mente sentimental dos homens..
    Realmente perdi dois relacionamentos por conta disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *