Você já passou por uma situação onde você não sabia como agir quando seu parceiro pede um tempo no relacionamento, mas ele mesmo continua mantendo contato?
Se esse é o seu caso também, então vamos descomplicar essa dúvida…
Bom, eu entendo que quando estamos apaixonados (seja homem ou mulher), é muito difícil considerar sinais que indicam que estamos perdendo tempo.
Muitas vezes queremos acreditar que podemos mudar nossa realidade por sentir que estamos com a melhor pessoa que poderíamos conhecer.
E em um certo nível, até poderia ser verdade, só que temos que ter em mente duas coisas muito importantes:
Que é o seguinte:
Você pode ter as melhores habilidades do mundo pra trazer o que há de melhor de um homem em um relacionamento. Mas se ELE não estiver preparado para conhecer a mulher certa quando ela aparecer, é difícil fazer o relacionamento dar certo, não que seja impossível, mas é muito mais desafiador.
Da mesma forma acontece se você também não estiver preparada para conhecer o homem certo quando ele aparecer.
A maturidade, ela é um pré-requisito para que um casal consiga encontrar o caminho de uma relação duradoura.
Eu costumo dizer aqui que os homens se afastam mesmo quando tudo está bem, e eles sempre voltam.
Mas quando um homem diz que quer dar um tempo, é um sinal de que ele não tá preparado e maduro o suficiente para suportar os desafios que vão surgir em qualquer relação que ele entrar.
Tanto quanto, se você se alimenta de esperanças quando ele entra em contato com você mesmo sabendo que a decisão dele ainda é a mesma, você pode também não estar preparada o suficiente para suportar os desafios de qualquer relação que você entrar.
Esse tempo que ele tá pedindo, na verdade tá mais pra uma forma de tentativa de entender o porquê da própria falta de preparação dele.
Ele pensa que, estando com você e refletindo se quer você, vai ajudá-lo a se preparar para entrar de cabeça no relacionamento.
Mas mal sabe ele que isso não funciona. Porque a mulher pode ficar angustiada, se sentindo enganada e depois culpá-lo por se sentir insatisfeita.
Ou em outros casos, ela pode querer ganhar o amor dele tentando convencê-lo de que ela é a mulher certa pra ele, quando na verdade ela só tá adiando ou negando as próprias necessidades.
Agora, como se preparar de fato?
A preparação é o discernimento que você vai ganhando na medida que você inicia e termina um relacionamento.
E a quantidade de pessoas que você já namorou não garante um aumento desse discernimento, mas o tempo que você viveu com qualidade em cada namoro.
Isso não quer dizer que seja impossível se casar com o primeiro namorado ou namorada.
Algumas pessoas simplesmente conseguem entender o que querem e se casam muito mais rápido. Mas a maioria de nós precisa de um tempo de regulagem maior dessa percepção.
É como tudo na nossa vida. Precisamos primeiro treinar até que realmente possamos estar habilidosos o suficiente pra ficar bom no que fazemos. E isso se dá através de erros e acertos. Seja pra trabalho, seja pra dirigir, seja pra nadar, ou qualquer outra coisa.
E com relacionamentos amorosos não é diferente.
A cada relacionamento que você inicia e termina, você tá aumentando e melhorando seu nível crítico pra escolher melhor da próxima vez.
Você só consegue manter um relacionamento nível 10 quando estiver em primeiro lugar em um nível 10 consigo mesma.
Da mesma forma, se seu parceiro está em um nível 4 consigo mesmo e você está pronta para um relacionamento nível 10, não adianta você tentar trazer ele para o nível 10 junto com você sendo que ele não tá pronto. Essa maturidade depende só dele com ele mesmo.
Vocês poderiam até ser certos um para o outro, mas talvez, infelizmente vocês se conheceram no momento errado de suas vidas.
Muitas pessoas vão entrar em nossas vidas e acabar saindo por dois motivos:
- Ou o casal ainda não tava preparado o suficiente para ficar junto.
- Ou uma pessoa errada que entrou na sua vida, mas que no fim das contas ela foi a pessoa certa pra te ajudar a entender melhor qual o tipo de pessoa combina mais com você.
Então qual é a solução?
Só pra deixar claro, eu não quero te orientar aqui a manipular ele pra fazer ele implorar querer você ou algo do tipo. Isso na verdade só te deixar ainda mais confusa.
Eu quero aqui te ajudar a descobrir o que você quer pra você, por isso, o que você pode fazer em um momento como esse é respeitar seus próprios sentimentos tanto quanto a decisão dele.
Então chegue pra ele com uma firmeza parecida com isso: Fulano, você é ótimo, nós passamos realmente por momentos muito bons, mas eu acho que você tem razão. Não podemos forçar algo quando não estamos preparados. Isso só seria pior pra nós dois. Eu ainda gostaria de namorar com você, talvez se eu me sentisse mais encorajada, mas por enquanto vou precisar ficar sozinha nesse momento e cuidar mais de mim…
Esse tipo de posicionamento é muito benéfico porque você vai estar deixando ele livre para descobrir se ele realmente gosta de você.
Ao mesmo tempo, você vai estar dando à ele a oportunidade de aumentar o discernimento dele em relação ao que ele quer.
Muitas vezes uma pessoa descobre que estava com a pessoa certa depois de terminar e ficar com outras pessoas.
A cada pessoa que ele vai conhecendo, o nível de amadurecimento dele aumenta, até descobrir que quando estava com você, ele já estava com a pessoa certa.
Mas quem sabe também depois desse tempo você acaba até entendendo que ele não era o homem certo pra você?
Mas uma coisa é certa. Você só vai descobrir se ele é certo ou não se tiver esse tipo de postura positiva, mesmo que seja um término.
Eu sei que podem gerar muitas dúvidas em momentos como esse. Até porque o seu caso pode ser mais específico que isso. Por isso, eu gravei uma aula totalmente gratuita pra você, onde eu falo o modelo de 5 passos para você construir a relação dos seus sonhos. Você pode clicar aqui para assistir essa aula.
Espero ter te ajudado,
Um grande abraço,
Emanuel
Link permanente
Muito bom! Parece que todo homem que ultimamente encontro estou no 10 e eles não. Aí a dúvida. Investir ou partir para o novo, ou seja, estaca zero?!