Como Vencer a Insegurança no Relacionamento

Eu sei o quanto é difícil e frustrante ficar na ansiedade e com medo de perder alguém que amamos.

O pior é pensar que o problema está conosco e sentir a necessidade urgente de fazer alguma coisa para mudar isso.

Posso até descrever mais ou menos o que pode ter acontecido com você…

No começo, seu parceiro fazia você se sentir realmente única e especial, ligando e mandando mensagens todos os dias prometendo um mundo de amor.

Mas aí, de repente o cara muda e se afasta fazendo de conta que você nem existe.

Tudo o que você pensa é: “O que aconteceu com ele? Foi algo que eu disse ou fiz? O que eu posso fazer para ele se interessar como antes?”.

Você fica se perguntando o que pode ter acontecido para um cara que parecia tão interessado e carinhoso, de repente mudar de comportamento e se afastar sem nenhum motivo.

Parece que o mundo começa a girar na direção oposta e você exige explicações.

Para isso, você toma a atitude de mandar uma mensagem para ele de bom dia, boa tarde ou boa noite, ou até mesmo um “Oi” para tentar extrair alguma coisa dele, mas parece que nada funciona.

Ele até responde, mas de forma seca e sem tanto interesse.

A sua reação imediata, claro, é se chatear e perguntar o que está havendo.

Já ele, para piorar responde que está tudo certo e no máximo alega que está apenas com alguns problemas pessoais.

Ok. Você tenta compreender e volta a ficar na espera. Mas essa espera parece durar uma eternidade.

O cara continua distante, indiferente e nada de enviar mensagens ou ligar para você mais uma vez.

É tão chato que algo dentro de você começa a se frustrar com a situação e acaba bombardeando ele com sua indignação, afinal, você não merece ser tratada como uma desconhecida depois de ter sido tratada como uma princesa.

É justo, certo? Claro que sim!

Mas e então, o que realmente está havendo com esse cara?

Se ele parecia tão interessado, por que agora está me tratando com essa indiferença toda?

Não se preocupe, você vai entender por que isso acontece e o que fazer para se libertar dessa insegurança que só te atrapalha e te faz agir de forma desamparada.

A temida fase de incerteza

Talvez você não saiba, mas e se eu te dissesse que a incerteza é parte natural de qualquer relacionamento?

Pois é, em minha aula gratuita – que você pode assistir clicando aqui -, eu falo que a incerteza é a parte onde estamos testando se alguém é merecedor de nosso futuro amor ou não.

O problema é que quando não sabemos disso, sabotamos nosso relacionamento sem saber.

Os homens quando se sentem incertos tem a tendência instintiva e automática de se perguntar: “Eu quero continuar com esse relacionamento?”.

Essa incerteza os levam a crer que mesmo com a dúvida, ainda sentem que podem aproveitar o momento presente da relação sem obrigatoriamente definir o futuro.

O instinto automático da mulher na incerteza é diferente.

Como a necessidade da mulher é antecipar uma relação duradoura, o pensamento instintivo automático dela na incerteza é: “O que está havendo com o relacionamento?”.

Isso pode causar um problema de comunicação gigantesco entre homens e mulheres.

Por causa dessa má interpretação entre um e outro, o homem na incerteza pensa que, se ele está incerto, então essa pessoa não é certa para ele.

Já a mulher quando está incerta, entende que algo está errado e vai atrás de respostas para suas perguntas.

O problema é que essas perguntas vêm de um fundo de insegurança e imediatamente é transmitida para seu parceiro.

Essa insegurança compromete completamente seu valor com ele, e a faz ser percebida como necessitada e desemparada. Ou seja, todas as características que fazem os homens correr para as colinas.

É um desafio muito grande para os dois, mas o pior pode ser para uma mulher porque como ela quer mais do relacionamento, ela tende a se doar mais também.

A mulher fica feliz em se doar até determinado ponto, porque quando se lembra que não está recebendo, ela vai se frustrar e descarregar toda sua frustração e ressentimento nele.

Se uma mulher não tiver o cuidado de vivenciar a fase de incerteza da maneira certa, ela pode achar que tem o “dedo podre” por só namorar com homens errados.

Na incerteza, ao invés de transmitir uma sensação como se ainda estivesse “testando” se um determinado parceiro é ou não realmente digno de seu amor, ela erroneamente se entrega e reage como se já estivesse recebendo tudo o que poderia receber de um homem.

Para encontrar o carinho, amor e atenção que precisa, ela começa a fazer por ele, coisas que ela iria adorar se ele fizesse por ela. E então começa a agradá-lo como:

  • Pede para ele escolher o filme que seja do agrado dele
  • Chama ele para sair
  • Tenta dar conselhos para fazer ele se sentir melhor
  • Se preocupa com ele e esquece de si própria
  • Procura vê-lo e tenta sugerir os encontros
  • Etc

Ela começa a achar que, se agradá-lo e fizer mais por ele, ele vai retribuir.

É interessante como isso acontece. A maioria das mulheres começam um relacionamento reagindo à incerteza da maneira certa.

Elas esperam que seus parceiros possam impressioná-las para só então descobrir que tem algum interesse neles.

Mas quando um homem consegue impressionar uma mulher por algo que ele fez ou disse, ela imediatamente fica maravilhada e começa a ter pensamentos positivos sobre este homem.

Algumas até rejeitam o cara no início, mas depois de várias insistências elas percebem o quanto eles podem fazê-las feliz.

E para que uma mulher se sinta maravilhada não é preciso muita coisa.

Pode ser pelo modo tímido que um homem fala, a maneira romântica que ele conversa, a maneira desajeitada que ele segura um bebê, a forma atenciosa que ele se preocupa com ela, a forma descontraída que ele brinca com os outros ao seu redor etc.

No começo, ela recebe e aprecia lisonjeadamente tudo o que ele tem para oferecer e continua receptiva aos avanços dele.

Qualquer atitude romântica de um homem pode automaticamente fazer uma mulher se sentir especial.

Mas ela tem um desafio enorme aqui…

Ela deve ter o cuidado para não se deixar influenciar demais por esses pequenos agrados iniciais dele e acabar impedindo que ela e seu parceiro vivencie a fase de incerteza por reagir como se estivesse na fase de intimidade.

Ou seja, se sentir insegura por causa da incerteza dele e erroneamente ficar fazendo perguntas sobre os sentimentos dele pelo relacionamento – que só pode acontecer na fase de intimidade.

Se ela não tiver esse cuidado, uma grande mudança pode acontecer…

Ao invés de continuar nessa “fase de testes” e receptiva ao que ele tem a oferecer, ela pode assumir erroneamente que ele já é merecedor de seu amor e depositar todas as suas expectativas sobre ele.

Uma vez depositada expectativas sobre ele, ela começa a ter pensamentos do tipo:

“Ele é tão maravilhoso, o que eu posso fazer para ser digna desse amor? Como posso retribuir o que ele faz por mim? Não posso deixar esse homem ir embora. Preciso manter ele atraído por mim”.

Esse tipo de pensamento faz a mulher agir, e imediatamente faz ela sentir vontade de devolver todos os agrados que ele já fez por ela, inclusive com favores sexuais.

Infelizmente, agindo assim ela não sabe que está sabotando a dinâmica da atração.

Ao invés de continuar receptiva e deixar que ele continue oferecendo, ela muda para oferecer.

Ele no entanto, também muda. Ele deixa de oferecer, relaxa e se concentra em o que mais ela pode fazer por ele. Certamente ele ainda está interessado, mas é apenas um interesse passivo e morno.

Embora o casal já esteja algum tempo junto, você precisa ter o cuidado para não avançar para uma próxima fase do relacionamento e deixar seu parceiro em uma fase anterior à sua.

Se isso acontecer, você eventualmente se frustrará porque irá lembrar que está fazendo tudo pela relação sozinha, e que merece mais.

Com essa falsa expectativa, você vai acabar culpando seu parceiro por ser o responsável pela sua infelicidade.

Ele por outro lado, não vai entender seus desejos, mas apenas sua atitude ressentida com ele, por isso ele entra na defensiva, invalida seus sentimentos e se afasta.

Ele pensa: “Ela estava feliz até agora, e de repente sou insuficiente para ela”.

E então, aquela pergunta que ele se fazia no começo: “Eu devo continuar com esse relacionamento?”, é ainda mais acentuada na cabeça dele.

Sem um entendimento de como caminhar pela fase de incerteza da forma certa, é fácil a mulher se deixar influenciar pelos pequenos agrados iniciais de um homem e antecipar que ele já deveria estar na mesma sintonia que ela e eventualmente lembrá-lo de forma ressentida sobre a parte dele.

Se você estiver em uma fase superior à dele, é muito fácil você se frustrar e culpá-lo por se sentir infeliz.

Vamos entender que, se seu parceiro está em uma fase anterior à sua, então ele ainda não está aberto à receber suas insatisfações e frustrações.

É claro que toda mulher precisa desabafar e falar sobre seus descontentamentos da relação, mas se você deixar ele ciente disso antes mesmo que ele esteja pronto, ele vai sentir que você é uma mulher difícil de agradar e vai perder o interesse.

O assunto é extenso e cheio de detalhes para entender o que fazer e o passo a passo de como fazer.

Por isso, eu criei um aula gratuita onde explico melhor quais os cuidados que você precisa ter e como reverter um cenário em que já se instalou a negatividade dentro da relação.

Você pode assistir à aula clicando aqui.

O que fazer quando a insegurança já se instalou na relação

Se você está insegura ou irritada com ele, significa que pode ter avançado uma ou mais fases da relação mais rápido que ele.

Antes do casamento, existem basicamente 5 fases. Que na ordem eu chamo de:

  1. Aproximação
  2. Incerteza
  3. Namoro
  4. Intimidade
  5. Noivado

Infelizmente, a maioria dos problemas que acontecem nos relacionamentos é porque os casais subconscientemente querem aproveitar os benefícios de uma fase superior sem primeiro ter passado pelos desafios de uma fase anterior.

Por isso, quando começamos a nos deparar com os desafios de uma fase sem antes estar preparado para ela, vamos inconscientemente sabotar a oportunidade de reconhecer a pessoa certa e pensar que estamos com a pessoa errada.

Muitas vezes, quando uma mulher avança rapidamente da incerteza para o namoro, mas seu parceiro ainda continua na incerteza, pode acontecer de ela reagir como se já estivesse obtendo tudo dele.

E se ele não for capaz de suprir as expectativas dela, ela vai se sentir enganada.

Isso explica a frustração que as mulheres têm quando fazem de tudo pela relação e observam seus parceiros se afastando “sem motivo”. Você não percebe, mas apenas você está se sentindo totalmente comprometida, e ele ainda não.

É importante ter em mente que quando um homem está entre a fase de aproximação e incerteza, ainda é possível ele ir atrás de outras mulheres.

Por isso, eu preciso que você resista à enorme tentação de querer fazer mais por ele do que ele está disposto a fazer por você.

Embora no começo ele pareça estar bem comprometido, ele só está seguindo um conjunto de instintos automáticos que faz você enxergá-lo como um “homem maravilhoso”.

Ele mesmo pode pensar que está apaixonado, mas na maioria das vezes só está atraído fisicamente.

Nesse momento, é importante você contar com o apoio de suas amigas e familiares, diminuir as expectativas e naturalmente continuar aberta aos avanços dele sem antecipar o futuro.

Se entre essas duas fases, você reage com exigências ou ressentimentos, é possível que ele fuja por sentir que não é o cara certo para você.

Ele inconscientemente pensa: “Eu não consigo fazê-la feliz, eu não quero magoá-la, é melhor não continuar ou então vou magoá-la”.

Muitas vezes nesses casos, ao invés de ele ser honesto e desejar o melhor para ela e seguir em frente, ele se afasta.

Portanto, se você seguir cada fase do relacionamento na mesma sintonia que ele, você estará dando a oportunidade para si mesma de se sentir realizada no futuro.

Se vocês já estão juntos há um bom tempo e sua relação já está em um nível de negatividade muito grande, significa que você pode estar em uma fase muito além da dele.

Para tentar mudar esse cenário, volte uma fase. Se continuar ruim, volte outra fase.

Para voltar uma fase, você deve chegar para ele de forma positiva e simplesmente libertá-lo das obrigações. Depois se afaste.

Se você fizer isso várias vezes, estará deixando ele livre para tomar uma decisão do que o coração dele deseja, e não o que você quer que ele deseje.

Se ele está na fase de incerteza, ele pode voltar a descobrir o desejo de ir atrás de você novamente.

Se ele está preso na fase de intimidade, de repente ele pode começar a sentir o desejo de um possível noivado.

Ao ser libertado das obrigações, os homens ficam muito mais motivados a continuar avançando de forma positiva.

Isso acontece porque os homens querem ser vistos como uma solução na vida de uma mulher, e não um problema.

Se você libertá-lo da forma certa, você estará dando à ele e a você mesma a oportunidade de se reconectarem novamente como no inicio da relação.

O sucesso na relação é determinado pela maneira que você responde à cada uma das fases. E cada uma delas têm seus diferentes desafios.

Mesmo que você responda da maneira certa e seu parceiro parece continuar se comportando de forma não esperada, ainda há um outro benefício aqui.

Você descobrirá que está com o cara errado e terminará o relacionamento de forma positiva ao invés de tentar fazer com que o cara errado se torne o certo, lembre-se disso.

Portanto, se você está em uma determinada fase e responde adequadamente à fase em que está, então estará aumentando as chances de ambos caminharem juntos por cada uma das fases até o noivado.

Eu criei uma aula gratuita onde explico melhor sobre isso. Você pode assisti-la clicando aqui.

Sei que é tudo muito estranho e novo para você, mas quando você entender como funciona esse processo, verá que sabia muito mais do que imaginava e nunca mais precisará se sentir insegura no relacionamento.

Depois me conte dos seus resultados!

Um grande abraço e sucesso!

Emanuel

13 Comentários

  1. Angelica

    Oi Emanuel,
    Tudo bem?
    Estou em uma relação que não muda de fase há 6 meses. Comecei a ficar um pouco mal humorada e ele afastou, estou na minha, respeitei o espaço dele. Lendo esse texto vou deixar o mau humor de lado e quando ele resolver aparecer (isso se aparecer de novo) vou trata-lo normalmente mesmo chateada…
    Agradeço muito pelos textos que me ajudam muito!

    Responder

  2. Olá aconteceu isso no meu namoro e estava indo bem aí ele ficou estranho demais e esse jeito me magoou. Falei com ele acabei cobrando um pouco mas não muito e então após um tempo ele pediu um tempo. Eu concordei com ele é disse que td bem que ele estava certo e que eu não tinha mais tanta certeza do que sentia e queria de nos e agradeci ele pelos bons momentos e estamos sem falar ha 20 dias. Será que fiz certo ? Será que ele vai voltar pra mim? Gostei muito do artigo

    Responder

  3. Ola..me chamo josiane e estou sem chao nesse histórico. Que existe na mente sentimental dos homens..
    Realmente perdi dois relacionamentos por conta disso.

    Responder

    1. Olá Josiane. É normal o que você está passando, não tente começar um novo relacionamento enquanto você estiver de coração fechado. Se entrarmos em uma relação com o coração fechado, temos a tendencia de repetir as mesmas experiências do passado até entendê-lo direito. Por outro lado, quando terminamos uma relação e nos sentimos positivos com o passado, é mais fácil amadurecer nosso discernimento e encontrar a pessoa certa da próxima vez, ou mais próxima da certa.

      Responder
  4. Beatriz

    Estou tentando comprar o seu livro, mas não consigo. Tem outro site onde eu possa comprar ? A página não está carregando .

    Responder
      1. Beatriz

        A página não abre e fica em branco. Tem algum contato que podemos falar ?

        Responder
  5. Ana cleude Bezerra

    Bom dia Emanuel eu tô passado pela uma face desse mesmo jeito do seu texto tô insegura meu namorado si afastou de mim não mim quer mas por perto dele

    Responder
  6. Taynara

    Ainda bem que eu pesquiso e leio antes de agir. Mdsssssssss, corri da tentação de falar bobagem e cobrar o que não existe do cara, não temos nada ainda então eu não tenho o direito de o fazer. Eu me questionei, no momento em que quase mandei mensagens cobrando “( cobrando atenção , claramente ) Eu me perguntei, se ele mandasse uma mensagem dessa, eu iria correr longe….. Exclui o app do whatsapp e vim ler um pouco no teu site, tem valido muito. Hoje, eu penso antes de agir, pois antes eu era imediatista, simplesmente como tu menciona no início do texto…. Grata pelo o conteúdo.

    Responder
  7. Deisi

    Olá! Emanuel estou separada do meu marido por uma traição estou tentando reconquistar-lo. Vc tem algo pra me ajudar?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *